Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Feiras demonstram habilidades empreendedoras de estudantes do extremo oeste de SC

Muito além das aulas práticas, estudantes do ensino fundamental do extremo oeste catarinense foram desafiados a empreender. Isso mesmo! Estudaram, planejaram, organizaram, criaram produtos e serviços, planejaram e abriram seus negócios e, por fim, demonstraram e comercializaram à comunidade, durante as feiras de empreendedorismo organizadas com a supervisão dos professores. Tudo isso foi possível por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae/SC, implementado nas escolas com a parceria das Secretarias estaduais e municipais de educação.  

O JEPP foi aplicado seis municípios da área de abrangência da coordenadoria regional extremo oeste do Sebrae/SC. Ao todo, 2.462 alunos participaram do programa e as feiras de encerramento contabilizaram expressivo número de visitantes entre alunos, educadores, familiares e lideranças locais. Em São Miguel do Oeste, a exposição foi coletiva e reuniu as 12 escolas que aderiram ao programa, no Centro Pastoral do município. Mais 4.200 pessoas prestigiaram o evento

Segundo a secretária municipal de Educação de SMO, Ilione Pedrozo, famílias, estudantes e profissionais da educação dedicaram-se de forma expressiva para apresentar o belíssimo trabalho desenvolvido com o projeto em toda a Rede Municipal de Ensino. O número de visitantes superou todas as expectativas.

Além de São Miguel do Oeste, também foram realizadas feiras em São João do Oeste, Descanso, Belmonte, Paraíso e Iporã do Oeste. Os produtos apresentados ao público nos eventos incluíram brinquedos ecológicos, temperos naturais, ervas aromáticas, alimentos, produtos e serviços para locar, entre outros. Os itens foram demonstrados e comercializados em pequenos estandes, como ocorrem nas feiras de “gente grande”.

O vice-presidente regional Extremo Oeste da Fiesc, Astor Kist, que prestigiou uma das feiras de Paraíso valorizou o JEPP, destacando que é uma iniciativa fabulosa que vem de encontro à necessidade de inovação do ensino no país. “Fui professor universitário durante muito tempo, participei do Empretec do Sebrae e há anos defendo a ideia de que seja implantada a cadeira de empreendedorismo pelo menos na universidade. Para minha surpresa, o Sebrae/SC foi além de minhas expectativas e criou um programa para implementar no ensino fundamental. É um projeto produtivo porque desperta o espírito empreendedor desde os primeiros anos escolares”, observa.

Kist complementa que passou a admirar a ideia e realça que terá  sucesso garantido. “Os próprios pais se empolgaram com o JEPP, pois viram seus filhos transformar algo simples em um produto de valor, além de despertar o senso de responsabilidade e iniciativa”, conclui. 

O coordenador regional Extremo Oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, destaca que, por meio do JEPP, os estudantes do ensino fundamental têm contato com as primeiras lições de planos de negócios, planejamento, responsabilidade social, entre outros temas fundamentais para ampliar a percepção sobre o mundo do trabalho. “A educação empreendedora ajuda o estudante a visualizar novas oportunidades e avaliar melhor algumas possibilidades, fazendo com que aprenda a tomar iniciativas sobre determinadas situações em casa, na escola e, futuramente, na carreira profissional”, observa.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC responsável pelas ações do JEPP na região, Elaine Rambo, explica que o projeto contemplou capacitação dos professores, palestra com as famílias (1,290 presenças), seguido pela aplicação do programa com as crianças em sala de aula e, por fim, o  encerramento das atividades com a feira do empreendedor, onde foram demonstrados os produtos e serviços de várias áreas da economia desenvolvidos pelos alunos com a coordenação dos professores.

A iniciativa integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) que tem por objetivo levar o empreendedorismo às diversas instituições de ensino, considerando os diferentes níveis e modalidades da educação. Alinhado às diretrizes nacionais, o Sebrae/SC promove ações junto aos municípios para adesão aos programas e credencia escolas e instituições para participar da iniciativa.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores