Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

FMCI Itapema participa de oficina sobre a autodeclaração dos Pontos de Cultura.

Representantes da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI) e de grupos culturais da cidade, como o Tropeiros do Litoral, participaram de um oficina promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira (03/05), no auditório da AMFRI, em Itajaí. O principal objetivo da capacitação foi incentivar grupos, coletivos e entidades culturais que desenvolvam ou articulem atividades culturais em suas comunidades há pelo menos um ano, a se autodeclarar como Pontos ou Pontão de Cultura, participando deste modo da Rede Cultura Viva.

A técnica de nível superior da Representação Regional de Santa Catarina (em estruturação) do Ministério da Cultura, Gabriela Massotti, conduziu a oficina. Inicialmente foi apresentada a Lei Cultura Viva, e em seguida os instrumentos e facilidades criados juntos e em razão desta lei. Para facilitar o cadastro na plataforma online www.culturaviva.gov.br/rede, a representante do MinC mostrou o passo a passo de como se cadastrar, enfatizando como preencher os campos e opções.

“Com essa capacitação vamos estar aptos para ajudar os grupos da nossa cidade a se autodeclarar como pontos de cultura. Com esse cadastro será ainda melhor para os grupos conquistarem apoios e parcerias em todas as instâncias até mesmo ajuda de manutenção junto ao MinC”, explicou a Superintendente da FMCI, Gisele Mafra Mendes.

O que é a Autodeclaração?

A certificação como Ponto de Cultura, por meio da Rede Cultura Viva, é um processo seletivo simplificado, aberto permanentemente. As propostas de certificação enviadas por meio da plataforma são analisadas por uma comissão composta por membros do poder público e da sociedade civil. A análise é realizada com base em critérios, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva.

Posts Relacionados

Portas Abertas para Inclusão

Mais1.Café une o tradicional pão com carne e queijo e lança o sanduíche Saboroso

Mercadão de Coqueiros recebe feira de adoção de cães

Diário da Cidade

Exposuper 2024: Fruki Bebidas apresenta aos supermercadistas de SC as novidades mais recentes de seu portfólio

Tirol lança produtos em estande interativo na Exposuper

Conectada com o consumidor, Baly lança o sabor Cereja na ExpoSuper 2024, em Balneário Camboriú

Piloto catarinense corre na mesma pista onde Ayrton Senna teve a primeira vitória na F1 e leva bandeira de SC

Inverno 2024: saiba as texturas e cores que dominarão o guarda-roupa na estação

EQI Investimentos recebe Certificação GPTW

Fundação Aury Luiz Bodanese divulga vencedores do concurso fotográfico