Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

FMCI Itapema participa de oficina sobre a autodeclaração dos Pontos de Cultura.

Representantes da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI) e de grupos culturais da cidade, como o Tropeiros do Litoral, participaram de um oficina promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira (03/05), no auditório da AMFRI, em Itajaí. O principal objetivo da capacitação foi incentivar grupos, coletivos e entidades culturais que desenvolvam ou articulem atividades culturais em suas comunidades há pelo menos um ano, a se autodeclarar como Pontos ou Pontão de Cultura, participando deste modo da Rede Cultura Viva.

A técnica de nível superior da Representação Regional de Santa Catarina (em estruturação) do Ministério da Cultura, Gabriela Massotti, conduziu a oficina. Inicialmente foi apresentada a Lei Cultura Viva, e em seguida os instrumentos e facilidades criados juntos e em razão desta lei. Para facilitar o cadastro na plataforma online www.culturaviva.gov.br/rede, a representante do MinC mostrou o passo a passo de como se cadastrar, enfatizando como preencher os campos e opções.

“Com essa capacitação vamos estar aptos para ajudar os grupos da nossa cidade a se autodeclarar como pontos de cultura. Com esse cadastro será ainda melhor para os grupos conquistarem apoios e parcerias em todas as instâncias até mesmo ajuda de manutenção junto ao MinC”, explicou a Superintendente da FMCI, Gisele Mafra Mendes.

O que é a Autodeclaração?

A certificação como Ponto de Cultura, por meio da Rede Cultura Viva, é um processo seletivo simplificado, aberto permanentemente. As propostas de certificação enviadas por meio da plataforma são analisadas por uma comissão composta por membros do poder público e da sociedade civil. A análise é realizada com base em critérios, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva.

Posts Relacionados

Jaraguá sedia congresso de estética e beleza

Grupo HARD investe R$17 milhões em sua segunda unidade industrial e de distribuição

Senar/SC oferece mais de 400 capacitações gratuitas em março

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Credifoz conquista marco histórico de 100 mil cooperados

Sinais de alerta com a saúde mental das crianças

CDL se une a Gazz Company, maior rede de gestão da área, e lança programa voltado para donos de bares e restaurantes de Joinville

Programa Terra Boa 2024 será lançado na próxima quarta-feira, no 25º Itaipu Rural Show

IFC Blumenau tem vagas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

A importância do Legal Design e Visual Law no ambiente jurídico