Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

FMCI Itapema participa de oficina sobre a autodeclaração dos Pontos de Cultura.

Representantes da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI) e de grupos culturais da cidade, como o Tropeiros do Litoral, participaram de um oficina promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira (03/05), no auditório da AMFRI, em Itajaí. O principal objetivo da capacitação foi incentivar grupos, coletivos e entidades culturais que desenvolvam ou articulem atividades culturais em suas comunidades há pelo menos um ano, a se autodeclarar como Pontos ou Pontão de Cultura, participando deste modo da Rede Cultura Viva.

A técnica de nível superior da Representação Regional de Santa Catarina (em estruturação) do Ministério da Cultura, Gabriela Massotti, conduziu a oficina. Inicialmente foi apresentada a Lei Cultura Viva, e em seguida os instrumentos e facilidades criados juntos e em razão desta lei. Para facilitar o cadastro na plataforma online www.culturaviva.gov.br/rede, a representante do MinC mostrou o passo a passo de como se cadastrar, enfatizando como preencher os campos e opções.

“Com essa capacitação vamos estar aptos para ajudar os grupos da nossa cidade a se autodeclarar como pontos de cultura. Com esse cadastro será ainda melhor para os grupos conquistarem apoios e parcerias em todas as instâncias até mesmo ajuda de manutenção junto ao MinC”, explicou a Superintendente da FMCI, Gisele Mafra Mendes.

O que é a Autodeclaração?

A certificação como Ponto de Cultura, por meio da Rede Cultura Viva, é um processo seletivo simplificado, aberto permanentemente. As propostas de certificação enviadas por meio da plataforma são analisadas por uma comissão composta por membros do poder público e da sociedade civil. A análise é realizada com base em critérios, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva.

Posts Relacionados

Em Joinville, governador anuncia abertura de novos leitos de UTI e meta para dobrar cirurgias eletivas

Felipe Hansen recebe a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina

Guaramirim comemora inauguração do trecho estadualizado da BR-280 e confirmação de novos investimentos

Formado em Medicina no exterior garante na justiça o direito de exercer a profissão no Brasil

IOS abre 50 vagas para curso gratuito de Programação para jovens em Joinville

Expedição Ondas Limpas na Estrada, chega a Florianópolis neste final de semana

No Sul do estado, revitalização da Rodovia Jorge Lacerda traz mais segurança a moradores e motoristas

Estado repassa R$ 40 milhões ao Hospital São Donato de Içara e autoriza obras do Plano 1000 no município

Contador Juarez Domingues Carneiro é o novo presidente da Jucesc

Programa gratuito de aceleração do crescimento de pequenos negócios segue até novembro