Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Futuro dos trabalhadores avulsos portuários é discutido na Câmara de Itajaí

Reunião contou com a presença do Senador Esperidião Amin e da deputada federal Ângela Amin

Na manhã dessa sexta-feira, 08, aconteceu uma importante reunião na Câmara de Vereadores de Itajaí para tratar sobre a situação dos trabalhadores portuários no novo modelo de concessão do Porto. A reunião foi articulada pelo presidente do Legislativo, vereador Marcelo Werner (PSC). Estiveram presentes o senador Esperidião Amin (PP), a deputada federal Ângela Amin (PP), representantes da Intersindical e dos sindicatos dos trabalhadores avulsos portuários, além de autoridades locais.

A incerteza sobre o futuro dos trabalhadores portuários em caso de privatização do Porto foi o tema central da reunião. Isso porque a proposta do novo modelo de concessão não inclui a manutenção dos postos de trabalho desses profissionais. No total, são mais de 500 famílias que podem ser afetadas.

O senador Amin manifestou preocupação com os trabalhadores e firmou compromisso em continuar auxiliando nas tratativas com o Governo Federal.  “Dentre as múltiplas tarefas que temos que conduzir na questão do Porto de Itajaí, a mais importante é a do seu principal capital, que são as pessoas. Essa passa a ser a prioridade nas discussões sobre o futuro do Porto. Temos que dar ao trabalhador mais segurança e a certeza de que ele vai ter oportunidade de se aperfeiçoar para garantir melhor salário, melhor qualificação e, ao Porto, melhor competitividade”, destacou Amin.

Um dos encaminhamentos da reunião foi o agendamento de um novo encontro com Comissão Parlamentar Mista (CPM) de Acompanhamento aos Estudos do Programa de Desestatização do Porto, que deve acontecer no próximo dia 18, na Câmara de Itajaí. Na ocasião, serão reunidos todos os documentos a serem encaminhados ao senador Amin e ao presidente do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional.

“Estamos unindo esforços para que esses profissionais não fiquem desempregados. Ao longo de suas vidas, eles desempenharam um papel fundamental para a construção do município de Itajaí, não podem ficar desamparados nesse momento”, destaca Werner, que fez a mesma defesa durante a sua participação na tarde da última quinta-feira, 07, durante a audiência online sobre a concessão do Porto promovida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O vereador Beto Cunha (PSDB), presidente da Comissão Parlamentar Mista, também esteve presente na reunião. “Vivemos um momento histórico para Itajaí, para Santa Catarina e para toda Federação. Nosso Porto é extremamente significativo em nossos sistema aquaviário. Vamos trabalhar duro junto à União para manter essa posição”, destaca o vereador.

Posts Relacionados

Patinetes elétricos da JET contam com seguro para acidentes; saiba como funciona

Itajaí Shopping promove 1ª edição da Feira de Vinil de 2024

Contratação de lideranças do setor imobiliário marca início de nova fase da Lotisa em Santa Catarina

Águas de Penha e Rede Sustentável se unem em campanha de solidariedade

Itajaí inicia distribuição de uniformes de inverno e verão para cerca de 38 mil alunos

Praça do bairro São Paulo passa por revitalização em Navegantes

Almoço Festivo Nossa Senhora de Fátima, Comunidade São Roque Itajaí

Diário da Cidade

Feira de artesanato de Dia das Mães inicia nesta quarta-feira (08) em Itajaí

Semáforos do novo retorno de quadra da avenida Adolfo Konder serão ativados nesta quinta (09)

Nova sede do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí é inaugurada