Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Cidades vizinhas, separadas por apenas 7 km, Gramado e Canela estão localizadas na Serra Gaúcha, a 120 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Essa pequena distância de aproximadamente 10 minutos de carro faz com que elas, juntas, sejam os pontos turísticos mais procurados do Brasil.

 

As cidades chamam a atenção por suas paisagens entre vales e montanhas, cultura arquitetônica inspirada nas pequenas cidades alemãs e gastronomia. Essa última com atenção diferenciada às chocolatarias e vinícolas que combinam com o clima frio sulista. Cada um desses atrativos levou mais de 8 milhões de turistas para os municípios em 2023, de acordo com dados divulgados pela prefeitura em janeiro deste ano.

 

Com muito para ver nas duas cidades, é preciso se organizar para conseguir visitar os locais mais relevantes. Sendo assim, é preciso montar um bom e eficaz roteiro pensando nos destaques de Gramado e de Canela.

 

Pratos típicos da gastronomia local

 

As refeições mais procuradas e famosas na região são os cafés coloniais. Eles nada mais são do que um buffet de café da manhã conhecido por oferecer os mais diversos pratos, bebidas e doces em porções fartas. Além disso, os restaurantes de fondue também são bastante famosos, tendo diversas opções de locais com valores, localidades e cardápios que agradam a todos os gostos.

 

Passeios culturais e artísticos

 

A Avenida Borges de Medeiros é uma das principais de Gramado. Ela abriga museus e pontos culturais da cidade, sendo também uma das mais movimentadas e conhecidas. Ao longo da avenida, é possível conhecer a Igreja Matriz São Pedro, a Fonte do Amor Eterno — onde os casais podem pendurar cadeados nas grades, simbolizando sua união — e a Rua Coberta, cheia de flores durante o verão e também palco de exposições e espetáculos culturais.

 

Na Avenida Borges de Medeiros, também se localiza o Museu de Chocolate. Ele conta com  mais de 200 peças fabricadas inteiramente de chocolate, nos mais diferentes formatos. Essa atração faz sucesso, principalmente, entre o público infantil.

 

Vinícolas e plantações

 

Por conta do clima frio que persiste durante grande parte do ano na região, Gramado e Canela são produtores de vinhos reconhecidos nacional e internacionalmente. Por isso, muitos turistas buscam conhecer as produções de alguns rótulos nativos.

 

A Vinícola Jolimont, por exemplo, é uma das mais conhecidas do Rio Grande do Sul e possui um tour que atrai visitantes. Na propriedade de aproximadamente 27 hectares, os turistas podem fazer visitas guiadas pela produção, além de degustação de rótulos da casa e pisa da uva.

 

Esses passeios costumam ocorrer em propriedades um pouco mais afastadas, por isso recomenda-se o aluguel de carros ou uso de transporte privado para facilitar o deslocamento. Mesmo para quem tem as vinícolas como principais destinos, a busca por um hotel no centro de Gramado pode ser a escolha ideal de hospedagem, por tornar o deslocamento entre os pontos turísticos mais dinâmico.

 

Da região central da cidade, é fácil se locomover para restaurantes, mercados e para Canela. Para casais, amigos ou família, Gramado e Canela oferecem as mais diversas opções de lazer, todas bastante concentradas no centro turístico.

Posts Relacionados

Banda mineira surpreende com releitura do Hino do Flamengo

Flávia Alessandra é presença confirmada no Elas, do Balneário Shopping

TITÃS CHEGA A CURITIBA COM NOVO TRABALHO

Com o legítimo sabor italiano, Mais1.Café lança Empanada Caprese em parceria com a Catupiry®

Maior Tributo Internacional dos Bee Gees chega a Curitiba neste domingo, no Guairão

Festival de Outono do Jurerê OPEN agita o final de semana com 16 atrações

Maior Feira do setor de Noivas e debutantes do Paraná chega em Itajaí

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações