Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Grupo de projeção folclórica Chuva de Ouro participa do 3º Encontro Internacional de Etnias

Grupo de projeção folclórica Chuva de Ouro participa do 3º Encontro Internacional de Etnias

Apresentações de dança destacam a cultura da Costa Rica

 

            O grupo de projeção folclórica Chuva de Ouro, criado em 2003 na Costa Rica, fará parte da programação do 3º Encontro Internacional de Etnias, nos dias 18, 19 e 20 de abril, em Barra Velha.

Atualmente, o grupo conta com 16 membros que realizam apresentações de dança como o intuito de promover a cultura da Costa Rica.

            No 3º Encontro Internacional de Etinas, o “Chuva de Ouro” vai  apresentar danças da província de Guanacaste (parranderas), Limão (calypso) e Swin Criollo (patrimônio cultural imaterial da Costa Rica).

A dança Parranderas, representante da província de Guanacaste, é comumente realizada em festas cívicas. A beleza de seus trajes faz dela a dança tradicional mais conhecida da Costa Rica.

            O Calypso começou a ser ouvido no Caribe da Costa Rica (Limón) a partir do ano de 1870, quando os negros chegaram das ilhas da Jamaica, Barbados e São Cristóvão. Desde então, a comunidade de Limón tem sido responsável por fazer música calypso e rimar nessas melodias. O objetivo da música Calypso é lidar com questões sociais que afetam a integridade das pessoas que estão presentes na província de Limón. O calipso é a música que caracteriza os carnavais celebrados todos os anos em Limón, sendo declarado Patrimônio Cultural Imaterial em 2012.

[themoneytizer id=”16208-2″]

 

            O Swing Criollo começou a tomar forma na Costa Rica na década de 60, como resultado da fusão entre o balanço americano e a cumbia colombiana. Esta dança foi popularizada na sociedade costa-riquenha e tornou-se referência da dança popular do país. O Ministério da Cultura da Costa Rica declarou em 30 de novembro de 2011 o swing criollo como patrimônio imaterial da humanidade, bem como internamente, a dança nacional por excelência.

Posts Relacionados

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar