Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Grupo Koch celebra 30 anos com jantar especial em Balneário Camboriú

A maior rede supermercadista de Santa Catarina planeja chegar em 80 lojas em 2024

 

Os 30 anos do Grupo Koch, maior rede supermercadista de Santa Catarina, foram celebrados no Jantar de Ideias, evento anual de relacionamento do Grupo com o mercado, realizado na noite de quinta-feira (4), no ExpocentroBC Julio Tedesco, em Balneário Camboriú, para mais de 1.200 convidados entre familiares, amigos, colaboradores, fornecedores e autoridades. O CEO da rede, José Koch, enalteceu a importância da data e dividiu os planos de crescimento do Grupo – que até o fim de 2024 planeja chegar a 80 lojas no Estado.

O Jantar de Ideias foi prestigiado por autoridades como o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e pelo Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que expressaram a importância da trajetória do Grupo Koch como um exemplo de empreendedorismo de sucesso e uma inspiração para os catarinenses. Ambos pontuaram que, com resiliência e perseverança, a família Koch trilhou um caminho de desafios, mas com crescimento constante.

O CEO do Grupo Koch, José Koch, destacou o quanto a noite foi memorável, principalmente para a família Koch. “Celebramos 30 anos de história. Foram três décadas de muito aprendizado. Uma noite a ser celebrada com colaboradores, fornecedores, empresários parceiros e autoridades. O Grupo Koch mostra que é possível começar pequeno e crescer ao longo do tempo”, disse.

José compartilhou com o público um pouco da história da família, que é de Antônio Carlos/SC. Os pais, Evaldo e Lúcia, criaram nove filhos, sendo cinco deles os sócios do Koch: José, Albano, Sebastião, Geraldo e Antônio. Sebastião, o mais velho, foi o que conseguiu convencer os genitores a venderem uma junta de bois para comprar a kombi que os irmãos passaram a utilizar para vender frutas e verduras nas feiras da Grande Florianópolis. “Fomos feirantes por 14 anos. Vender a junta de bois foi o começo de tudo e agradecemos nossos pais por acreditarem no sonho e no projeto dos filhos. O início foi muito desafiador, os anos na feira nos deram  ‘casca grossa’ – trabalhar na noite, no frio, com chuva, calor… isso nos deu resiliência, que serve para os desafios atuais como empresários”, afirmou.

A primeira loja do Grupo Koch foi inaugurada em 1994, em Tijucas, e cinco anos depois veio a segunda, na mesma cidade. Hoje, são 67 lojas, espalhadas por 33 cidades de Santa Catarina, do Planalto Norte ao Sul. “Ainda somos referência no setor de hortifruti. Abrir a primeira loja foi um momento de ousadia e que deu certo. Não paramos mais de crescer. Em 2016 houve uma grande crise econômica e foi quando entramos no formato atacarejo, com bandeira Komprão. A primeira loja foi em Camboriú. Sete anos depois, o Komprão representa 75% do faturamento do Grupo Koch. Os outros 25% das vendas vêm pelo formato varejo, SuperKoch. Temos hoje 21 lojas no varejo e 46 no atacarejo, totalizando 67, mas até o fim de 2024 vamos inaugurar mais 13 lojas, fechando o ano com 80, em 36 cidades de SC”, acrescentou, citando ainda que vê um futuro promissor nos dois formatos – varejo e atacarejo.

O Grupo Koch tem como foco o crescimento sustentável, com planejamento e empenho da equipe – hoje são 10 mil funcionários, distribuídos nas lojas e também no Centro de Distribuição, localizado em Tijucas. A média de crescimento da maior rede supermercadista de Santa Catarina somente neste primeiro trimestre de 2024 foi 31%. “Crescemos porque organizamos a empresa, temos planejamento, com gestão financeira e assim conseguimos crescer de maneira sustentável ao longo do tempo”, completou o CEO.

 

De Feirantes a Gigantes

A noite também foi marcada pelo lançamento do livro que narra a história de três décadas do Grupo Koch. “De feirantes a gigantes – a jornada da família Koch na construção da maior rede supermercadista de Santa Catarina”, produzido pela Santa Editora para o Grupo Koch, com conteúdo elaborado pelas jornalistas Letícia Wilson e Sara Caprario a partir de entrevistas com os fundadores, familiares, colaboradores, prestadores de serviço e parceiros.

O livro, que já está disponível para venda pelo site da editora (santaeditora.com.br), revela a origem de um caminho percorrido pelos irmãos José, Sebastião, Geraldo, Antônio e Albano, que construíram uma referência de sucesso no setor, um marco do empreendedorismo brasileiro.

 

A noite foi coroada ainda com um show surpresa da dupla Fernando & Sorocaba, que apresentou seus maiores sucessos ao público.

 

Premiação Melhor Performance 2023

Já tradicional no Jantar de Ideias é a Premiação Melhor Performance, que congratula os fornecedores que atendem o Grupo Koch, incluindo ainda destaque regional e fornecedor do ano. Os premiados nas respectivas categorias foram:

 

Bazar e eletro – Britânia

Hortifruti – Primalta

Higiene e beleza – Colgate

Limpeza – Reckitt

Perecíveis – Danone

Açougue – Friboi

Bebidas – Coca-Cola/Femsa

Mercearia doce – Nestlé

Mercearia salgada – Unilever

Logística e supply – Mondelez International

Categoria JPB – Mili

Destaque regional – Girando Sol

Fornecedor do ano – Coca-Cola/Femsa.

Posts Relacionados

Guarda Municipal de Balneário Camboriú realiza operação para inibir furtos e vandalismo na cidade

Agro brasileiro depende de investimentos em logística para ampliar influência na geopolítica mundial

12° Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú tem novo comandante

Motorista embriagado preso após atropelar duas pessoas e fugir do local, em Balneário Camboriú

Sistema inovador de testagem rápida de Tuberculose é implantado em Balneário Camboriú

Fenin Fashion 20244 confirma sua quarta edição Santa Catarina

Litoral Norte de SC é líder em valorização imobiliária no Brasil; entenda os preços em alta

Diário da Cidade

Balneário Camboriú terá serviço de acolhimento familiar

Semáforos serão religados na Vila Real

Balneário Camboriú comemora 60 Anos com festividades durante todo o mês de julho