Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Hábito de ler livros pode reduzir a insônia e contribui com saúde mental

Psicólogo e escritor Ivan Jr. explica como a leitura influencia na redução dos sintomas de alguns transtornos mentais

 

Os relatos de pessoas que apresentam dificuldade para dormir está cada vez mais frequente, segundo os estudos da  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% da população brasileira sofre com doenças relacionadas ao sono, entre elas a insônia. E apesar de muito conhecida, pouco se fala sobre soluções, redução de danos ou consequências ao não ser tratada.

 

“Não se preocupar com sono de qualidade pode ser um alerta, já que a privação dele pode apresentar alterações na saúde física e mental”, explica o psicólogo e escritor Ivan Jr. em entrevista. A insônia é definida pela dificuldade de iniciar no sono ou mantê-lo durante a noite, e apesar de existir tratamentos eficazes, pouco se fala sobre a importância do hábito de ler livros na redução dos sintomas.

A relação entre literatura e insônia tem sido analisada como uma ferramenta de mudança positiva. Entre as principais causas deste transtorno, estão a ansiedade, estresse e a falta de bons hábitos de sono. A leitura é recomendada como uma forma de criar uma rotina noturna, induzindo ao relaxamento e consequentemente a uma ótima noite de adormecimento.

Além disso, a partir da leitura, é iniciada uma jornada de autoconhecimento, marcada pela reflexão dos próprios sentimentos ao observá-los em personagens que passam por experiências próximas. Assim, com a auto identificação, uma sensação de acolhimento é trazida para leitores, que podem abordar sentimentos não explorados sob diferentes ópticas.

“Leituras leves durante a noite auxiliam para a calmaria mental, os livros proporcionam ao leitor a possibilidade de reduzir a exaustão, aumentam os estímulos mentais e trabalha no desenvolvimento da empatia ao acessar outras realidades sob diferentes óticas. Esse é um pacote indicado para quem busca melhorar a qualidade de sono acompanhado de relaxamento.”, informa Ivan Jr.

Além disso, o psicólogo acrescenta a importância da reflexão gerada pelos personagens com quem os leitores se identificam:

“Acompanhar jornadas de outras pessoas, sejam elas fictícias ou não, oferece ao leitor insights que podem auxiliá-lo a situações vivenciadas no dia a dia e entre diversos outros que agregam na qualidade de vida. Praticada de forma equilibrada e adequada ao cotidiano, a leitura pode ser um ótimo remédio em forma de entretenimento recheado de bons benefícios”.

Com opções de leitura que abordam situações sociais envolta de sensibilidade, é criada uma sensação de bem-estar. É o caso apontado por leitores da trilogia Irresistíveis Ilusões do próprio Ivan Jr, que destaca representatividade e a auto aceitação com personagens complexos e reais. Por meio de seus protagonistas, o psicólogo traz novas perspectivas sobre a importância de narrativas fictícias para a saúde mental.

A partir da literatura, novas portas são abertas para a possibilidade da melhoria da saúde mental, e seus impactos são cada vez mais visíveis na sociedade. Por isso, o incentivo à leitura é essencial para o conhecimento de novos universos e sentimentos, e deve ser promovido constantemente.

Posts Relacionados

Olimpíada de Administração destaca a sustentabilidade

Desenrola para pequenos negócios: Nova iniciativa do governo ajuda pequenos empreendedores a renegociarem dívidas

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina