Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Hortas das escolas de Balneário Camboriú estão sendo revitalizadas

Hortas das escolas de Balneário Camboriú estão sendo revitalizadas

“Quem quer botar a mão na terra?”, foi assim que os alunos do 2º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lili iniciaram o plantio de mudas de salsa na tarde desta terça-feira (15). As mudas foram repassadas pelo Departamento de Economia Artesanal (DEA), da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que está realizando a revitalização das hortas das unidades de ensino de Balneário Camboriú.

Com a pazinha para fazer o buraco e com auxílio de uma equipe do DEA e de professoras, as crianças plantaram cerca de 20 mudas de salsa. Uma experiência nova para os alunos, como foi o caso das trigêmeas Sophia, Valentina e Isadora, de sete anos. “Nunca tínhamos plantado nada. Já brincamos com terra, mas plantar foi a primeira vez”, comentou uma das irmãs.

Segundo a gestora do CEM Dona Lili, Magali Kehrwald, os alunos participam de todo o processo, desde o plantio até a colheita. “Junto com a professora de ciências, nossos alunos fizeram todo o processo de compostagem da horta. Já tínhamos plantado berinjela, espinafre, tomate e o DEA nos repassou mudas de salsa, cebolinha e couve”, explicou a gestora contando ainda que os produtos colhidos são utilizados na merenda escolar e, assim que a horta estiver bem farta, também serão distribuídos para os alunos levarem para casa.

Para ajudar em todo esse processo equipes do DEA estão dando orientações nas escolas sobre plantio e auxiliando na revitalização. “Algumas escolas já têm hortas prontas e estamos dando orientações técnicas aos funcionários e estudantes de como realizar o plantio. Em outras estamos revitalizando todos os canteiros que estavam desativados”, explicou o diretor do Departamento de Economia Artesanal, Marco Dalmas.

Outras unidades de ensino também terão suas hortas revitalizadas pela equipe do DEA, como é o caso do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Brilho do Sol que já está organizando o espaço para montar a horta. “Estamos preparando o espaço, o DEA vai doar as mudas e nos ajudar com os canteiros. Nossas crianças que vão fazer o plantio para participar de todo o processo”, disse a gestora do NEI Brilho do Sol, Patrícia Tessaro.

Posts Relacionados

Os grandes nomes do marketing que estarão no Empreende Brazil Conference

Medidas preventivas para amenizar enchentes e inundações

Festival Conecta + reunirá grandes nomes da Comunicação e Desenvolvimento

Águas Azuis participa da SC Expo Defense 2024

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis