Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Hospital Marieta testa tecnologia cirúrgica com vídeo em 3D

Um procedimento cirúrgico-teste inédito foi realizado na tarde desta sexta-feira (8/10) no Hospital Marieta. A tecnologia para cirurgia videolaparoscópica com visão 3D foi utilizada num paciente de 72 anos do ambulatório da Unacon com câncer de intestino. O médico proctologista Rafael Félix Schlindwein conta que a equipe médica utiliza óculos especiais para enxergar o corpo do paciente em terceira dimensão, o que garante mais detalhamento ao procedimento. O equipamento utilizado foi a torre de vídeo EinsteinVision 3.0 produzido pela multinacional líder em soluções médico-hospitalares, B. Braun, através de sua divisão Aesculap.

“É como se estivéssemos com o paciente aberto, embora estejamos utilizando uma microcâmera que é inserida na pessoa. Esta é uma cirurgia menos invasiva, mais rápida de ser feita e com chances mais rápidas de recuperação”, destaca o doutor.

Esta é a primeira vez que esse tipo de tecnologia está sendo utilizada no Hospital Marieta, o maior da região da Amfri e o que realiza 95% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde. Essa é uma operação pelo SUS com equipamento fornecido como teste pela B. Braun, que fabrica a máquina. Ela forneceu também todos os materiais.

“O EinsteinVision 3.0 da B. Braun é um sistema de câmeras 3D que proporciona melhor precisão e tempo de operação reduzido, entre outros benefícios para os pacientes e profissionais de saúde”, explica Fábio Flores, gerente regional da Região Sul da B. Braun. De acordo com a empresa, o equipamento possibilita ao cirurgião a sensação de profundidade, que se perde quando migra da cirurgia aberta para a laparoscópica, o que garante a ele movimentos mais precisos e maior segurança no intraoperatório. “Ficamos satisfeitos em contribuir com a realização desse procedimento no Hospital Marieta, a partir do objetivo conjunto de promover mais eficiência, conforto e inovação para os pacientes”, afirma Fábio.

“A possiblidade de fazer esse procedimento-teste, como avaliação a um paciente oncológico, do SUS, nos deixou muito feliz. Vamos torcer para que o resultado seja satisfatório e que a gente possa buscar auxílio para trazer a tecnologia em definitivo para o Marieta”, complementa o cirurgião Rafael Félix Schlindwein.

A irmã Mercia Lemes, diretora geral do Hospital Marieta, também vê neste teste uma possibilidade de ampliar ainda mais os benefícios à comunidade, introduzindo esta nova tecnologia num breve futuro na rotina da instituição.

 

Fotos: Letícia Venera/Hospital Marieta

Posts Relacionados

Sessão extraordinária desta sexta (22) terá em pauta doação de terreno para construção da sede da AMA

Mastologista do Hospital Marieta reforça estudo recente que aponta queda no número de mortes por câncer de mama com a realização anual da mamografia

Voluntários da Câmara participaram do Pedágio da Rede Feminina de Combate ao Câncer

“Políticas Públicas para as Mulheres” será tema de Audiência Pública na quinta-feira (28)

Legislativo e RFCC chamam atenção para o Outubro Rosa e Pedágio Solidário

Semasa lança portal com informações sobre as obras de esgoto

Prefeito e vereadores cobram recursos no Congresso e Ministérios

Diário da Cidade

Pedidos de novos passaportes crescem 35% no posto da Polícia Federal do Itajaí Shopping

Águas de Penha apresenta proposta para implantar sistema de tratamento de esgoto na praia de São Miguel

Psicólogo do Hospital Marieta dá cinco dicas para reconhecer sinais de pressão em si próprio e nas pessoas ao seu redor

Loja da Águas de Penha tem novo horário de atendimento ao público

Coordenadora do CAPS detalha ações do “Setembro Amarelo” na tribuna

Zera Dívida possibilita quitar ou renegociar débitos da conta da Águas de Penha

Parceria entre Águas de Penha e Digital Innovation One disponibiliza bolsa de estudos na área de tecnologia

Concessionária de água faz mutirão em Penha para cadastro de famílias na Tarifa Social

Vereadores rejeitam veto e aprovam dois projetos de lei em pauta

Afluentes Virtual estabelece conexão com lideranças comunitárias em Penha

Investimentos em tecnologia reforçam monitoramento do abastecimento de água em Penha

Security quer fechar novos clientes do setor portuário de Itajaí (SC)

Itajaí Shopping se transforma em um dos mais completos hubs de serviços de Santa Catarina