Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Hospital Marieta testa tecnologia cirúrgica com vídeo em 3D

Um procedimento cirúrgico-teste inédito foi realizado na tarde desta sexta-feira (8/10) no Hospital Marieta. A tecnologia para cirurgia videolaparoscópica com visão 3D foi utilizada num paciente de 72 anos do ambulatório da Unacon com câncer de intestino. O médico proctologista Rafael Félix Schlindwein conta que a equipe médica utiliza óculos especiais para enxergar o corpo do paciente em terceira dimensão, o que garante mais detalhamento ao procedimento. O equipamento utilizado foi a torre de vídeo EinsteinVision 3.0 produzido pela multinacional líder em soluções médico-hospitalares, B. Braun, através de sua divisão Aesculap.

“É como se estivéssemos com o paciente aberto, embora estejamos utilizando uma microcâmera que é inserida na pessoa. Esta é uma cirurgia menos invasiva, mais rápida de ser feita e com chances mais rápidas de recuperação”, destaca o doutor.

Esta é a primeira vez que esse tipo de tecnologia está sendo utilizada no Hospital Marieta, o maior da região da Amfri e o que realiza 95% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde. Essa é uma operação pelo SUS com equipamento fornecido como teste pela B. Braun, que fabrica a máquina. Ela forneceu também todos os materiais.

“O EinsteinVision 3.0 da B. Braun é um sistema de câmeras 3D que proporciona melhor precisão e tempo de operação reduzido, entre outros benefícios para os pacientes e profissionais de saúde”, explica Fábio Flores, gerente regional da Região Sul da B. Braun. De acordo com a empresa, o equipamento possibilita ao cirurgião a sensação de profundidade, que se perde quando migra da cirurgia aberta para a laparoscópica, o que garante a ele movimentos mais precisos e maior segurança no intraoperatório. “Ficamos satisfeitos em contribuir com a realização desse procedimento no Hospital Marieta, a partir do objetivo conjunto de promover mais eficiência, conforto e inovação para os pacientes”, afirma Fábio.

“A possiblidade de fazer esse procedimento-teste, como avaliação a um paciente oncológico, do SUS, nos deixou muito feliz. Vamos torcer para que o resultado seja satisfatório e que a gente possa buscar auxílio para trazer a tecnologia em definitivo para o Marieta”, complementa o cirurgião Rafael Félix Schlindwein.

A irmã Mercia Lemes, diretora geral do Hospital Marieta, também vê neste teste uma possibilidade de ampliar ainda mais os benefícios à comunidade, introduzindo esta nova tecnologia num breve futuro na rotina da instituição.

 

Fotos: Letícia Venera/Hospital Marieta

Posts Relacionados

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta