Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com as inscrições abertas, até 19/04, para o processo seletivo para pessoas com deficiência visual interessadas em ter um cão-guia. Para participar do processo, o interessado deverá residir em Santa Catarina (SC), Paraná (PR) ou Rio Grande do Sul (RS) e estar inscrito no Cadastro nacional de candidatos à utilização de cães-guia (Chamada Pública SDH/PR 11/2014, publicada no DOU de 06 de agosto de 2014) ou no Cadastro regional Sul (Chamada pública 107/2018, do Instituto Federal Catarinense).

A formação de duplas será realizada pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão do IFC – Campus Camboriú. A destinação de cães às pessoas selecionadas integra a demanda pedagógica dos alunos do curso de Treinador e instrutor de cães-guia, existente no IFC Camboriú. Até o momento, o IFC já realizou 44 entregas de cães-guia para a comunidade cega.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e feitas exclusivamente on-line, por meio do link disponível em: https://bit.ly/inscricaousuariocaoguia

O Centro não garante o cronograma e quantitativo de cães disponíveis, pois a graduação como cão-guia depende de critérios técnicos, de aptidão natural e física.

Como será feita a seleção

A seleção das pessoas com deficiência visual será realizada pela Comissão Técnica Interdisciplinar de servidores do IFC, com base nos critérios a seguir:

Etapa 1

  • Apresentação de informações e documentos dos candidatos (carteira de identidade e CPF; comprovante de endereço, comprovante de idade ou emancipação; declaração de condições financeiras; atestado de saúde e aptidão física; laudo médico; vídeo de orientação e mobilidade);
  • O candidato deverá residir na região em que se inscreveu há pelo menos um ano;
  • Idade mínima de 18 anos ou 16 emancipado;
  • Ter condições financeiras para arcar com os custos de manutenção do cão (alimentação, saúde, bem-estar e segurança);
  • Apresentar atestado de saúde e aptidão física;
  • O candidato deverá apresentar laudo atestando deficiência visual (cegueira ou baixa visão);
  • O candidato deverá enviar um vídeo para comprovar ter orientação e mobilidade, ou seja, ter a capacidade de deslocamento de forma independente, sem o auxílio de guia vidente. A gravação deverá seguir os critérios estabelecidos no edital;
  • Declaração de disponibilidade de tempo para ficar hospedado no alojamento do IFC, com custos por conta do candidato, exceto as despesas de alojamento.

Etapa 2

Após cumpridos os critérios acima, o candidato avançará para a etapa 2, composta por entrevista avaliativa on-line, com a Comissão Técnica Interdisciplinar. Em caso de necessidade, a Comissão poderá realizar visita domiciliar para entrevista presencial dos candidatos aprovados.

Etapa 3

Os aprovados nas etapas anteriores irão realizar o “Curso de formação de dupla”. Durante o curso, o candidato deverá ficar hospedado no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão, localizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú.

Durante o período de, aproximadamente, 30 dias, o candidato e o cão farão o curso de formação, acompanhados pelos treinadores e instrutores de cães-guia do IFC.

Para saber mais sobre o processo seletivo, confira o edital em: https://bit.ly/ifccaoguia

Dúvidas? Entre em contato por e-mail com: ctcaesguia.camboriu@ifc.edu.br

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana