Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

IMA aprova alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú

IMA aprova alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú

A Comissão de Licenciamento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão que substitui a Fatma, aprovou nesta quarta-feira, 4 de abril, a emissão da Licença Ambiental Prévia (LAP) para a obra de engordamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú. Esta é a segunda vez que um município no Brasil – a primeira foi em Fortaleza – recebe autorização para alargamento da praia.

O projeto de alimentação artificial da Praia Central prevê um aumento de aproximadamente 60 metros a serem incorporados na faixa de areia ao longo dos cerca de seis mil metros de extensão do balneário desde o extremo da Barra Sul à Barra Norte. Desta forma, somando-se os atuais 30 metros, a orla da Praia Central de Balneário Camboriú passará a ter 90 metros ao final das obras.

Critérios

A Comissão de Licenciamento Ambiental avaliou o processo sobre aspectos formais como documentação, audiência pública e estudo ambiental, aspectos técnicos que avaliam os meios físico, biótico e socioeconômico e aspectos jurídicos.

Para o parecer favorável, a Comissão levou em consideração questões como o atual sombreamento da faixa de areia, os poucos espaços de lazer na cidade, a importância estratégica da Praia Central ao desenvolvimento turístico do município e que maiores faixas de areia permitem que os processos de erosão natural minimizem os impactos sobre mobiliário urbano, entre outras.

Marco histórico

De acordo com o presidente do IMA, Alexandre Waltrick Rates, este foi um processo complexo e longo, porém histórico. “Essa é uma obra de interesse do Estado e do Brasil. Para a concessão da licença, técnicos estiveram, inclusive, no Nordeste onde uma operação deste porte já foi realizada para analisar os impactos. É um marco para a nossa história”, concluiu.

[themoneytizer id=”16208-28″]

 

O projeto de alimentação artificial da Praia Central de Balneário Camboriú prevê, além do alargamento da faixa de areia, a revitalização da orla, com a implantação de calçadão, área de estacionamento, ciclovia e pista de corrida, rampas de acesso à praia, recomposição vegetal e construção de núcleos para comércio e serviços.

Esta é a primeira das três licenças necessárias para o início das atividades. As próximas são Licença Ambiental de Instalação (LAI) e Licença Ambiental de Operação (LAO).

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores