Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Imposto de Renda: Governo prorroga prazo de entrega do IR para pessoa física

Especialista comenta os benefícios que a medida proporcional ao contribuinte
Muito cobrado pela demora das medidas econômicas para a travessia na crise da Covid-19, a Receita Federal anunciou ontem (1/04) que o fim do prazo da entrega da declaração de Imposto de Renda de pessoa física foi adiado para o dia 30 de junho. Inicialmente, o prazo se encerrava em 30 de abril.

Segundo Murillo Torelli, especialista em Contabilidade Financeira e Tributária e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a modificação faz parte de um pacote de medidas que rrente:ão:nte: 6972-0 Federal o governo federal divulgou e que devem ajudar as empresas e as pessoas físicas a superar esse período. “As medidas incluem adiar o pagamento do PIS/Pasep, Cofins e da contribuição previdenciária patronal de abril e maio para agosto e outubro e zerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito”, ressalta.

“Mas a medida que mais impacta inicialmente as pessoas físicas é a alteração/postergação da data máxima para entrega da declaração de ajuste anual do imposto de renda pessoa física (IR), o prazo final estava estipulado para 30/04. Com o decreto publicado, a data final foi postergada em 60 dias”, complementa. Outra medida importante que o especialista destaca é a redução da jornada de trabalho ou a suspensão do contrato de trabalho com complementação de todo ou parte do salário pelo governo.

A Receita informa que a medida foi adotada a pedido de contribuintes que alegaram estar tendo problemas de acesso a documentos ou ajuda especializada. A instituição avalia ainda o calendário de restituições, previsto para iniciar no fim de maio. Fato que pode gerar uma tranquilidade para os contribuintes que já vivem um momento de grandes angústias.

O professor chama a atenção ao fato de que, caso a declaração já esteja preenchida e o contribuinte já tenha os documentos, “não faz sentido postergar a obrigação da entrega, pois essa alternativa só é válida para quem ainda não conseguiu os dados ou está com dificuldades para contratar um profissional capaz de elaborar a declaração”, conclui.

A Receita estima que 27% dos contribuintes já fizeram o acerto com o Leão em 2020.

O especialista está à disposição para comentar o assunto.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2020, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana