Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Inaugurada ponte Dalmo Vieira que liga os bairros Cidade Nova e Dom Bosco

Aos 65 anos, seu Valdemiro Tomás passeava orgulhoso pela nova ponte. Ele, que há mais de trinta anos mora na beira do Itajaí-Mirim, no Cidade Nova, trabalhou na construção da ponte Dalmo Vieira desde o primeiro dia de obra. Na manhã deste sábado (11), durante a inauguração da estrutura, ele não pôde conter a alegria de ver o resultado do seu trabalho. “Não consigo nem explicar. Minha felicidade é em dobro porque ajudei a construir a ponte ao longo desses anos e também serei um dos beneficiados pela obra que vai facilitar muito a nossa vida”, contou.

Além de seu Valdemiro, dezenas de moradores dos bairros Cidade Nova e Dom Bosco acompanharam a entrega da ponte. O motorista, Luís Carlos Constantino, que é morador do Cidade Nova sabe bem quanto vai economizar de tempo no novo trajeto entre os dois bairros. “Ficou muito bom. Isso vai facilitar muito a vida da gente. Na verdade só temos que agradecer esta obra e também as outras feitas para ajudar na mobilidade de Itajaí” falou. As irmãs Beatriz Helena Till, moradora do Dom Bosco, e Miriam Mafra, moradora do Cidade Nova, agora poderão se ver com mais freqüência. “A gente mora pertinho da ponte, mas antes levava quase vinte minutos de carro pra gente chegar à casa uma da outra. Agora, dá pra ir a pé”, comemorou Beatriz. O estivador, Arnoldo Flores Belo, morador do Cidade Nova, foi com os netos acompanhar a entrega da ponte. “Trouxe para que eles conheçam a ponte e entendam a importância dela pro nosso bairro e pra nossa cidade” revelou. Já a dona de casa Maria Lessi Machado, aproveitou para se exercitar na nova Academia ao Ar Livre instalada na cabeceira do Dom Bosco. “Moro no Cidade Nova e essa ponte vai facilitar muito a nossa vida, porque além de diminuir o caminho vou poder me exercitar aqui”, disse.

Inaugurada ponte Dalmo Vieira que liga os bairros Cidade Nova e Dom Bosco 3

A ponte Dalmo Vieira tem 80 metros de extensão por 16 metros de largura, 35 metros de vão livre, duas pistas para veículos com cinco metros de largura cada uma, e passeio de três metros de cada lado para pedestres e ciclistas. Ela deve reduzir cerca de 30% o trânsito de veículos nas avenidas Nilo Simas e Adolfo Konder. Além disso, deve diminuir de forma considerável o trânsito na rotatória do Vanolli e na Avenida Abrahão João Francisco, principalmente na região do Terminal.

“É um momento de muita alegria finalmente podermos entregar esta ponte, bastante aguardada pela comunidade. Durante a construção precisamos enfrentar alguns imprevistos, mas nada que tirasse a nossa vontade de concluir este novo acesso que encurtou as distâncias e uniu os dois bairros” disse o prefeito Jandir Bellini. “Neste dia, gostaria de agradecer principalmente a equipe da Secretaria de Obras que não mediu esforços para a construção dessa ponte, e que também faz um trabalho muito bom na manutenção da nossa cidade”, concluiu o prefeito.

“Entregamos a ponte da Nova Brasília, agora concluímos a ponte Dalmo Vieira e estamos reconstruindo a ponte Tancredo Neves. São três obras importantíssimas de mobilidade urbana, que junto com a criação do Binário do São Vicente, e a reurbanização das avenidas Adolfo Konder e Abrahão João Francisco vão melhorar a vida de todos que utilizam esta região para se locomover para o trabalho, escola ou casa” falou o Secretário de Obras, Tarcízio Zanelato.

Inaugurada ponte Dalmo Vieira que liga os bairros Cidade Nova e Dom Bosco 2

Para a construção da ponte foram necessárias outras obras de infraestrutura nos bairros Dom Bosco e Cidade Nova. No Dom Bosco, foi feita toda a contenção com gabiões da vala da Rua Jacob Ardigó e construídas duas galerias para garantir uma vazão contínua ao curso d’água. Em seguida a rua, que não tinha saída para a Rua José Pereira Liberato, foi prolongada e pavimentada, e recebeu iluminação para aumentar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. Na margem do Cidade Nova também foi necessário prolongar a Rua Otto Hoier e implantar iluminação. Também foram feitas novas rotatórias necessárias para o acesso ao local e construída uma nova praça com parque infantil e Academia ao Ar Livre. Foram investidos R$ 9,5 milhões com recursos municipais e do PAC.

O nome da ponte é em homenagem a Dalmo Vieira, advogado e jornalista itajaiense fundador do jornal Diário do Litoral, o Diarinho. A família do homenageado acompanhou a inauguração. “Tenho certeza que ele está olhando lá de cima, orgulhoso mais esta conquista de Itajaí. E nós estamos muito felizes por esta homenagem” falou a viúva de Dalmo Vieira, Aderci Vieira.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo