Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Inscrições abertas no SESI de Pinhalzinho e Xanxerê

Inscrições abertas no SESI de Pinhalzinho e Xanxerê

Aprender fazendo, com a mão na massa. Esse é o conceito do Espaço de Educação Maker, presente nas unidades do SESI – entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) – de Pinhalzinho e Xanxerê. O espaço é integrado, promovendo a exploração, construção, experimentação e aprendizado colaborativo e coletivo. Com pesquisas, experimentos e projetos ‘mão na massa’ surgem as soluções criativas e inovadoras para problemas sociais, concretizando o aprendizado.

As inscrições para o Espaço Maker estão abertas. Elas podem ser feitas direto na unidade do SESI de interesse do aluno, em Xanxerê ou Pinhalzinho. Não é necessário morar na mesma cidade do curso, mas é preciso apresentar comprovante de residência dos responsáveis e os documentos pessoais do interessado para fazer as inscrições. Não tem taxa de matrícula e o investimento é de R$ 150 mensais, sendo que dependentes de trabalhadores de indústria possuem desconto diferenciado.

Estão abertas 40 vagas por unidade, divididas em duas turmas, uma pela manhã e a outra a tarde. As atividades ocorrem uma vez por semana, totalizando quatro horas semanais. Informações adicionais podem ser obtidas por telefone nas unidades: (49) 3366-2709 em Pinhalzinho e (49) 3433-8668 em Xanxerê. As atividades iniciam no dia 21 de março em Pinhalzinho e no dia 23 em Xanxerê. O período de inscrições segue até o dia 15 de março.

CONCEITO

O Espaço de Educação Maker é voltado para crianças e jovens com idade entre 10 e 18 anos. As atividades ocorrem uma vez por semana no contraturno escolar e são nas áreas de comunicação e mídias, tecnologia e robótica, ciências e matemática. “É um projeto absolutamente inovador do ponto de vista tecnológico, com jornada praticamente 100% mão na massa e, o melhor, em áreas do conhecimento estratégicas para a indústria. Significa um suporte fundamental ao avanço tecnológico, de maneira lúdica, fortalecendo as capacidades cognitivas do participante dentro de um conceito de aprendizado inovador, com trabalho cooperativo, coletivo, compartilhado e integrado”, reforça o diretor do SESI região Oeste, Claudemir José Bonatto.

A atividade utiliza tecnologias inovadoras como impressora 3D, Scan Cut, Arduino, Raspberry Pi, câmeras fotográficas profissionais, aparelhos de iluminação LED, microfones profissionais, Kit LEGO for education EV3 – robótica, furadeiras, lixadeiras, soldador, chaves diversas, aparelhos de eletrônica e circuitos, multímetros, sensores e muito mais. “É um ambiente tecnologicamente preparado, em que o participante vive um momento de integração e aprofundamento do conteúdo. Tudo isso contribui para ampliar as capacidades do aluno com dinâmicas práticas e processo de aprendizagem ‘mão na massa’, em que ele aprende fazendo e se divertindo”, explica o diretor regional.

Posts Relacionados

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista