Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Instituto Votorantim seleciona cidades na rota da pandemia para receber apoio técnico no enfrentamento da covid-19

O Instituto Votorantim lança hoje o edital Municípios Contra o Coronavírus que selecionará até 20 municípios para receber assessoria técnica e especializada para as prefeituras, equipes da secretaria de saúde e de gestão para apoiar no enfrentamento e gerenciamento da pandemia de covid-19.

Podem participar as cidades de até 350 mil habitantes das microrregiões listadas como com maior risco e vulnerabilidade a pandemia, conforme estudo realizado Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. O recorte de municípios leva em conta o estudo realizado que lista as 41 microrregiões que podem ser atingidas em duas ondas de propagação do coronavírus, considerando aspectos como a localização próxima a aeroportos, a disponibilidade e distribuição de leitos hospitalares e a vulnerabilidade social e econômica.

As inscrições serão recebidas até o dia 10 de abril e serão selecionadas as cidades considerando aspectos relacionados a disponibilidade de equipe técnica e gestora para participação na assessoria, estágio das medidas preventivas e de comunicação com equipes de saúde e população e articulação local, regional e federal no combate a pandemia.

Também serão usados como critérios de priorização para as inscrições recebidas dados relacionados a vulnerabilidade a pandemia indicada no estudo da FIOCRUZ assim como informações relacionadas à porcentagem de população com mais de 60 anos, cobertura da atenção básica, Cobertura da vigilância sanitária, dependência do sistema público, Leitos de UTI e Leitos normais; quantidade de profissionais saúde, entre outros dados secundários.

Os municípios selecionados receberão apoio técnico remoto pelo período de até 4 meses, podendo ser prorrogado conforme necessidade, com especialistas na área técnica e de saúde que apoiarão na criação de um comitê gestor do município, a aplicação do checklist de preparação da cidade para a covid-19 e a construção conjunta do plano de ação com soluções para o enfrentamento da pandemia considerando eixos como Comunicação e distanciamento, Monitoramento dos caso, preparação dos sistema de saúde e impactos fiscais.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), do Instituto Votorantim, que ganhou a edição especial “Municípios contra o Coronavírus”, para atendimento às demandas relativas ao planejamento do enfrentamento ao covid-19. O AGP foi criado em 2012, com objetivo de ampliar capacidades da gestão municipal e já atendeu mais de 30 municípios.

As inscrições são gratuitas e o edital pode ser acessado no site http://www.institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona.

Os municípios têm de hoje até o dia 10 de abril para se inscrever e os resultados serão divulgados a partir do dia 14 de abril. Questionamentos podem ser enviados pelo próprio site via formulário.

No dia 30/3, as empresas investidas da Votorantim junto com o Instituto Votorantim anunciaram um conjunto de medidas para contribuir na luta contra o avanço da propagação do coronavírus e a doação adicional de R﹩ 50 milhões às autoridades públicas, instituições de saúde e entidades privadas da sociedade civil, na compra de itens como kits para teste, respiradores e demais equipamentos essenciais.

Sobre o Instituto Votorantim

Criado em 2002, o Instituto Votorantim é o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e trabalha com geração de valor compartilhado. Isso significa promover benefícios sociais cada vez mais significativos e duradouros nas localidades de atuação da Votorantim, gerando um ambiente propício para a operação sustentável dos negócios.

A atuação do Instituto prioriza conhecer os atuais desafios dessas regiões para entender quais são as soluções de longo prazo para a sociedade e identificar oportunidades e riscos para os negócios. A partir desse diagnóstico, são elaborados estratégias e projetos para promover o desenvolvimento social, e, ao mesmo tempo, ampliar a competitividade das empresas.

Em 2018, o Instituto ajudou a implementar 200 ações, totalizando R﹩ 123 milhões movimentados, em 160 municípios do Brasil, da Colômbia, da Argentina e do Peru.

Além do PVE, o portfólio de programas inclui o Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), dedicado a crianças em situação de vulnerabilidade social; o Apoio à Gestão Pública (AGP), que investe na qualificação das cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o programa ReDes, que se dedica a fortalecer a economia de cidades de baixo desenvolvimento; o Encadeamento Produtivo, voltado para pequenas e micro empresas; e ainda os programas Qualificação das Organizações, Soluções de Participação Comunitária, Voluntário Corporativo e Engajamento com Partes Interessadas – Engaja!, este último direcionado à mediação de conflitos, entre outras atividades.

Informações para Imprensa:
FleishmanHillard Brasil

Posts Relacionados

Chegada da primavera acende alerta para aumento de casos de catapora

Estudo clínico da vacina AZD1222 é reiniciado no Brasil

ESET alerta sobre roubo de dados bancários de jogadores de Fortnite e outros games online

Vencedores do 2º Desafio COLETIVO de inovação no transporte público serão escolhidos nesta sexta-feira

Diário da Cidade

Pesquisa aponta que 85% dos pais brasileiros não acreditam que escolas estão preparadas para ensino remoto

Coca-Cola FEMSA Brasil transforma seu edital ‘Ideais para um mundo melhor’ em instrumento de apoio ao combate da Covid-19

Agosto Branco: a importância da conscientização do câncer de pulmão

Ambev abre inscrições para Programa de Estágio em todo o Brasil

Empresas do segmento de mobilidade discutem impactos da Covid-19

Volta às aulas exigirá cuidado com emocional de alunos e professores

Correios negocia Acordo Coletivo de Trabalho em meio à pandemia

Uber inclui categoria de táxi no aplicativo para ampliar opções da plataforma

Procurações para Prova de Vida ao INSS agora podem ser feitas online nos Cartórios de Notas

Agência A+ realiza campanha de arrecadação em prol da causa do câncer infantojuvenil

Taurus doa 5 mil testes rápidos de COVID-19 para São Leopoldo

Diário da Cidade

Align Technology Doa 32 mil Protetores Faciais para Hospitais do Brasil

Diário da Cidade

Exposição de casos de assédio em escolas não resolve problema

Diário da Cidade

DFL cria Comitê de Ação Social para ações com foco no auxílio e bem-estar da comunidade

BR distribui quase meio milhão de máscaras para frentistas

DJs e produtores Pizzolo e CNTR lançam parceria “All Of You Tonight”

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: