Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E PETS: UMA LIGAÇÃO BENÉFICA DURANTE A INFÂNCIA

Estudos demonstram que a presença de pets na vida das crianças, mesmo que muito pequenas, pode causar efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo e de aprendizado do vocabulário.

Observar a interação entre uma criança e um pet, sempre cheia de sorrisos e risadas, traz uma inegável sensação de felicidade. O Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, parte da Mars Petcare, tem dedicado grande parte de suas pesquisas às temáticas relacionadas à interação humano-animal para comprovar o quanto essa relação é benéfica para os dois lados e, em especial, para as crianças.

Os estudos mostram que a presença de pets na vida de crianças, mesmo que muito pequenas, pode causar efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo e de aprendizado do vocabulário. Isso porque quando elas chegam na pré-escola, onde existe uma grande presença de imagens de animais, já possuem conhecimento e afeição pelas figuras expostas na sala de aula.

Os benefícios que a interação com os animais trazem já é entendido e aplicável em diversos aspectos do ser humano, como no desenvolvimento psicológico, cognitivo, social e emocional, e isso não é diferente com crianças.

Desenvolvimento Fisiológico

Os resultados de pesquisas mostram que a convivência com cães e gatos pode ser associada à diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial, por exemplo. Mais do que isso, terapias envolvendo animais, especialmente cães, em hospitais e clínicas médicas também mostraram que os pacientes, crianças e adultos, reportaram uma redução de estresse, medo, fadiga e tristeza.

Desenvolvimento Cognitivo

Recentemente, houve um aumento nos estudos sobre como a interação com pets pode auxiliar estudantes no processo de aprendizado. As experiências sinalizam que a presença dos cães aumentou a motivação dos pequenos estudantes e ajudou na construção da confiança em sala de aula.

Cães de terapia também tiveram resultados positivos em estudos que envolviam a interação com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e crianças com Deficit de Atenção (DDA).

Desenvolvimento Social e Emocional

Os pesquisadores têm fortes indícios de que ser tutor de um pet ou conviver com um pode impactar positivamente a saúde emocional e as habilidades sociais das crianças. Por exemplo, ter contato com os animais em casa é relacionado à redução de ansiedade na fase infantil. Além da comprovação de que crianças que têm ligações fortes com seus pets, os estudos sinalizam elevados índices de empatia e convívio social.

Por fim, é importante ter em mente que a interação entre eles deve ser sempre monitorada por adultos, visto que podem acontecer imprevistos onde a criança pode se machucar ou exceder o limite imposto pelo animal, causando uma situação estressante para ambos. Por isso, a interação entre criança e animal deve ser pautada pela segurança. Existem sinais no comportamento do pet que o adulto deve aprender a compreender e orientar a criança. Um Médico-Veterinário é sempre uma opção para auxiliar no processo e deve ser consultado quando necessário.

Posts Relacionados

Engenheiro civil abandona carreira para ser escritor e viraliza no TikTok

Com liberação da vacina, escritor brasileiro sugere positivismo pós-pandêmico

Música, descontração e apresentações gratuitas no Sul da Ilha de SC

Programação especial traz atividades de circo e brincadeiras antigas às férias do Itajaí Shopping

Circuito de Cicloturismo da Costa Verde & Mar conta com mais de 40 atrativos turísticos

Razões que podem contribuir com a queda de cabelo

Campeã do Musa do Brasileirão troca as passarelas pelo empreendedorismo

Cirurgia plástica em 2021 visa mais segurança e melhores resultados com novas tecnologias

Rede de franquia Stonia chega a Balneário Camboriú

Fun Museu anuncia horário especial de atendimento até fevereiro

Roda gigante inaugura nesta quinta-feira e será aberta ao público a partir de sexta-feira

Balneário Shopping e Instituto Guga Kuerten irão beneficiar 80 crianças

Atrações Disney e Papai Noel interativo irão surpreender no Balneário Shopping

Cacau Show antecipa ChocoFriday para membros do Cacau Lovers

3 autoras de romance para ler ainda este ano

Diário da Cidade

Músico catarinense Gui Franzói lança single e inicia novo momento na carreira

Escritora lança série de vídeos no Youtube sobre a literatura africana

Cerveja Corona lança linha exclusiva de produtos em colaboração com marca de Garopaba

Shopping Itaguaçu apresenta campanha com foco em inovação

Depois da Tempestade: o desespero do término e a importância do amor próprio

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: