Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Invisibilidades do universo feminino é tema de exposição inédita em Florianópolis

Ações Para Desfazer Invisibilidades, de Rosa Grizzo abre dia 16 de novembro na Fundação Cultural BADESC

 

A partir do dia 16 de novembro, a Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis recebe a exposição Ações Para Desfazer Invisibilidades, da artista Rosa Grizzo. A mostra inédita e que foi selecionada no Edital 2023, completa o calendário anual de exposições. A abertura é gratuita e está marcada para as 19h.

Rosa, que conheceu a Fundação durante um passeio por Florianópolis, conta que essa foi a primeira vez que se inscreveu no Edital. “Achei o espaço carregado de memórias e apropriado para receber meus trabalhos, e confesso que fiquei muito feliz e honrada ao ser selecionada. Sei que é um espaço onde há critérios rigorosos para escolha das exposições, que prima por conceituadas exposições e são poucos os artistas selecionados”, compartilha.

A mostra, que é composta por 23 trabalhos, sendo 21 objetos têxteis, um conjunto de fotografias e de um vídeo, tem curadoria de Marcelo Salles. Rosa destaca que em 2018, depois de uma pausa nas artes, começou a frequentar um grupo de estudos onde o curador atua. “Ele passou a ser um grande incentivador para que eu desse continuidade aos trabalhos. Me apoiou e acreditou na potência, na poética dos meus trabalhos”, destaca.

 

Ações Para Desfazer Invisibilidades

A artista explica que a exposição trata sobre as memórias e o entendimento do cotidiano das mulheres, cuja identidade e subjetividade foi moldada pela sociedade patriarcal e capitalista através dos tempos. “Penso ser uma reflexão pessoal, mas que pode ser estendida à outras mulheres. Espero que as visitantes sintam a minha solidariedade com tudo aquilo que muitas de nós vivemos no cotidiano e não verbalizamos”, ressalta.

Rosa salienta ainda que os trabalhos buscam também sensibilizar o público masculino. “Espero que os homens que visitarem a exposição possam refletir sobre comportamentos e atitudes para com as mulheres e que isso possa gerar, por menores que sejam, algumas mudanças”, espera a artista.

O projeto de Ações Para Desfazer Invisibilidades é inédito, e, segundo Rosa, está organizado em duas vertentes. Uma, que se refere ao universo feminino e o que ele envolve, como o trabalho doméstico, a invisibilidade e a conscientização da condição feminina. A outra, tem relação com a linguagem utilizada, que pode ser vinculada com a arte têxtil. Neste caso, a artista propõe um diálogo com a pintura, em forma expandida.

“Minha expectativa é que a minha poética, os trabalhos que desenvolvo, possam atrair um bom público para visitação. Espero que os trabalhos levem esse público a refletir (um pouco) sobre o cotidiano e a memória das mulheres que foram moldadas pelo patriarcado”, completa.

A mostra poderá ser visitada até 11 de janeiro de 2024 sempre de segunda a sexta, das 13h às 19h. A Fundação está localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis.

 

Sobre a artista

Rosa Grizzo é artista visual formada pela Unesp/Bauru. Nas suas pesquisas e práticas, produzindo em diferentes linguagens, investiga a memória e o entendimento do cotidiano, componentes da construção da identidade e subjetividade na sociedade patriarcal do “tornar-se mulher”. Aprimora seu conhecimento participando de grupos de pesquisa e produção em arte contemporânea como o Sem Nome (por enquanto) na Casa Contemporânea desde 2018; Rejane Cintrão; Paulo Gallina e Hermes Artes Visuais em 2022.

 

Serviço: Abertura da exposição Ações para desfazer invisibilidades da artista Rosa Grizzo

Data: 16 de novembro – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)

Visitação até 11 de janeiro de 2024 – de segunda a sexta, das 13h às 19h

 

Entrada gratuita

Posts Relacionados

Jaraguá sedia congresso de estética e beleza

Grupo HARD investe R$17 milhões em sua segunda unidade industrial e de distribuição

Senar/SC oferece mais de 400 capacitações gratuitas em março

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Credifoz conquista marco histórico de 100 mil cooperados

Sinais de alerta com a saúde mental das crianças

CDL se une a Gazz Company, maior rede de gestão da área, e lança programa voltado para donos de bares e restaurantes de Joinville

Programa Terra Boa 2024 será lançado na próxima quarta-feira, no 25º Itaipu Rural Show

IFC Blumenau tem vagas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

A importância do Legal Design e Visual Law no ambiente jurídico