Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Itajaí deve regulamentar uso do subsolo por empreendimentos de grande porte

Estão suspensas as emissões de licenças, ambientais e urbanísticas, para grandes empreendimentos em Itajaí até que seja realizado estudo e regulamentado o uso do subsolo. A suspensão foi requerida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e objetiva proteger o lençol freático no Município e também a integridade das edificações vizinhas às grandes obras.

A ação com o pedido de medida liminar foi ajuizada pela Promotoria Regional do Meio Ambiente de Itajaí, a partir de um inquérito civil aberto para apurar supostas irregularidades relativas à escavação do subsolo para construção de um edifício na Praia Brava, com risco de salinização do aquífero e lençol freático naquela área.

A medida liminar foi, inicialmente, negada pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública de Itajaí. A Promotoria de Justiça, então recorreu ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que concedeu a liminar pleiteada por meio de decisão monocrática da Desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho. O Município ainda recorreu da decisão monocrática, mas esta foi confirmada por unanimidade da Câmara Civil Especial do TJSC.

Na decisão, o órgão colegiado ressaltou o fato do Município contestar, em seu recurso, o fato da Administração Municipal colocar em xeque o parecer emitido pela FAMAI – órgão de fiscalização e licenciamento do próprio Município – faz com que se questione também as licenças ambientais emitidas na mesma situação, o que causa perplexidade e evidencia ainda mais a necessidade de elaboração do estudo.

“Ademais, no que se refere a suposta precariedade do laudo apontada pelo agravante, tem-se que no caso de dúvidas, aplica-se o princípio da precaução com o propósito de salvaguardar a proteção do meio ambiente, vez que o dano ao patrimônio ou a ausência de lucro pode ser facilmente revertida, enquanto que a contaminação do lençol freático jamais poderá ser desfeita”, concluíram os desembargadores.

Além da concessão da medida liminar, a Câmara Civil Especial aplicou multa de 2% do valor da causa, prevista pelo Novo Código de Processo Civil para quando o recurso for julgado manifestamente inadmissível ou improcedente por votação unânime, como no caso. A decisão é passível de recurso.

Salinização do lençol freático pode ser irreversível

De acordo com o Ministério Público, no curso do inquérito, ao responder aos questionamentos do Ministério Público, a Defesa Civil e a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), por meio de pareceres técnicos, apontaram o risco de alterações significativas no aquífero da região, devido ao bombeamento de águas subterrâneas, que podem levar a salinização irreversível do lençol freático. Questionada pela Promotoria de Justiça, a Secretaria Municipal de Urbanismo informou que não há, em Itajaí, lei que regulamente o uso e defina parâmetros de segurança e limites à escavação do subsolo.

“Ora, é indubitável que o município de Itajaí está na iminência da concretização sucessiva de danos ao meio ambiente, que se agrava com a especulação imobiliária instalada nas praias da região, em especial na Praia Brava, razão pela qual exige-se medidas eficazes e céleres a fim de que seja promovida a regulamentação, através da realização de estudos para definição de parâmetros de uso e ocupação do subsolo em Itajaí, especialmente nas áreas de faixa costeira”, destaca a Promotoria de Justiça.

Assim, a medida liminar foi deferida e determinou que o Município realize, no prazo de seis meses, estudo acerca das características do subsolo do município e dos impactos causados pela escavação, de acordo com a especificidade de cada localidade e que, concluído o estudo, em 90 dias apresente projeto de lei para regulamentação do uso do subsolo através da delimitação de parâmetros de segurança, limites e coeficientes construtivos seguros e satisfativos à preservação do meio ambiente.

Conforme pediu o Ministério Público, o Município foi, ainda, proibido de aprovar qualquer empreendimentos com rebaixamento do lençol freático até que providencie estudo e regulamentação do uso do subsolo. A decisão é passível de recurso. (ACP n. 0918154-40.2016.8.24.0033)

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores