Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Itajaí elabora Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Itajaí elabora Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) iniciou a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Este é um compromisso assumido pelo Município de Itajaí junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para renovar o Termo de Delegação de Atribuições de Gestão Florestal. É através dele que o município se habilita para autorizar a eliminação de vegetação e corte de árvores. Com isso, a Famai solicita a participação dos itajaienses na construção deste documento.

A elaboração do PMMA é um processo participativo, que depende da ampla colaboração e contribuição da população em todas as etapas. Isso visa possibilitar e estimular a participação da sociedade na etapa do diagnóstico da situação da mata atlântica em Itajaí. Com isso a FAMAI disponibiliza um questionário para levantar a percepção ambiental da população. Participe deste processo respondendo o questionário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQgwe1t1BWfx91bYeKVaZFDjj9SxDjsAuxFzFm30T4HktJZw/viewform?c=0&w=1.

Em caso de dúvidas ou para mais informações e sobre a participação no PMMA, entre em contato com a Diretoria de Recursos Naturais, Resíduos e Projetos Ambientais da FAMAI pelo telefone 3348-8031 ou pelo e-mail pmma@itajai.sc.gov.br.

Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

O PMMA é o meio de diagnosticar a situação dos restos de vegetação do Bioma Mata Atlântica espalhados pelos municípios brasileiros. Com o plano será possível identificar possíveis ameaças à sua conservação, definir áreas que necessitam ser conservadas, e assim traçar metas de preservação e fiscalização. O documento é instituído pela Lei da Mata Atlântica (Lei n. 11.428/2006) e regulamentado pelo Decreto n. 6660/2008.

O Município de Itajaí está inserido dentro da área de abrangência do Bioma Mata Atlântica. Estas são as formações florestais onde ele se apresenta: Floresta Ombrófila Densa (Aluvial, Terras Baixas e Submontana); e formações pioneiras como manguezal, restinga e brejos litorâneos. Conforme o último levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, Itajaí possui 8.284,26 hectares de área coberta por mata atlântica, o que corresponde a 28% da área total do município.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril