Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Jovens empresários destacam a importância das pessoas e dos processos

Evento promovido nesta semana pelo Núcleo de Jovens Empresário da ACIC Chapecó contou com a participação do diretor do grupo Nilo Tozzo, André Tozzo, e da diretora executiva da Transportes Marvel, Patrícia Costella

Dedicação, conhecimento, planejamento e importância das pessoas e dos processos dentro das empresas. Esses foram alguns dos aspectos destacados pelos empresários André Tozzo, entusiasta pela existência, um dos sucessores dos negócios da família Tozzo e diretor do grupo Nilo Tozzo, e Patrícia Costella, que há 25 anos contribui para o desenvolvimento do setor de transportes, sucessora e atual diretora executiva da Transportes Marvel. Eles relataram suas experiências durante a primeira edição deste ano do evento Bumerangue de Ideias. A iniciativa foi do Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e ocorreu nesta semana.

Patrícia está na empresa há 25 anos. Iniciou aos 14 anos e contou que tem orgulho da sua trajetória. “Meu pai e meu tio foram os fundadores. Eles vieram da agricultura e foram pessoas que trabalharam duro e isso é uma das minhas principais conexões na Marvel: coloco sempre trabalho em primeiro lugar, a profissão tem um papel muito importante na minha vida. Na minha primeira formação, não pensei no que eu queria, mas no que a Marvel precisava”.

Em 2021 a família decidiu vender a empresa, que passou a fazer parte do grupo Simpar. “Isso foi muito positivo, tivemos um crescimento muito fundamentado depois disso. Amadureci muito nesse processo, pois não é fácil com 26 anos assumir, sozinha, a gestão de uma empresa”, comentou Patrícia. A Marvel possui 1,4 mil colaboradores e realiza transporte rodoviário de cargas em todo Brasil e no mercado internacional: Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru.

André é a terceira geração da empresa e também cresceu dentro da organização. “Comecei muito cedo. Com 8 anos de idade, passava as férias dentro da empresa, varria o depósito, ia junto entregar mercadoria, viajava de caminhão quando meu pai deixava, passava em todos os setores. Não lembro da minha vida fora da empresa”, expôs. Na época, a Nilo Tozzo fazia parte da Lodovico Tozzo. “A empresa iniciou com meu avô e dois irmãos dele. Trabalharam juntos até 1997, quando surgiu a Nilo Tozzo Distribuidora”.

Localizada em Cordilheira Alta, a empresa cresceu sob o olhar atento de seu fundador, Nilo Tozzo, e atualmente possui mais de mil colaboradores. “Temos grandes marcas nacionais e internacionais no nosso portfólio e distribuímos para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além da distribuidora, atuamos nos setores de agronegócio, urbanizadora e energia”, contou André, ao acrescentar que seu espaço foi sendo conquistado na empresa. “Vamos nos doando cada vez mais e a família vai vendo que temos capacidade. A sucessão deu certo porque eu estava preparado”, relatou.

Os jovens empresários falaram dos negócios, dos desafios e oportunidades. André frisou que a empresa cresceu durante a pandemia, inclusive com mudança de marca. “Nos conectamos mais aos colaboradores. Se esperar pelo momento perfeito, pela economia, pelo governo perfeito, não vai prosperar. Se pedir para meu avô, ele vai dizer que todos os melhores momentos foram em crises. Quando se tem momentos difíceis, tem oportunidades”. Patrícia salientou também que o planejamento tributário é muito importante. “A questão tributária não impede a abertura de empresas, mas é um assunto que tem que olhar com detalhe porque faz muita diferença”.

Eles ressaltaram, ainda, a importância da gestão, de ter processos e de pessoas qualificadas e de confiança. Como diferencial para o sucesso, citaram as pessoas. “Elas são fundamentais, depois podemos listar um monte de coisas. Nem sempre precisa de grandes investimentos para atrair talentos. Somos seres humanos, gostamos de ser tratados como iguais, de conversar, do olho no olho”, disse André. “A questão do pertencimento é muito valiosa dentro da empresa. O diferencial está nas pessoas e elas querem novidade o tempo todo. É um desafio, não tem fórmula, mas tem que trabalhar retenção de talentos e engajamento”, acrescentou Patrícia.

Sobre a sucessão, falaram que é preciso muita consistência e persistência naquilo que se propõe a fazer. “Não é um caminho simples, é árduo. O primeiro passo é estar preparado para conseguir assumir e, além disso, é necessário uma vontade grande do pai que vai passar a gestão para o filho”, frisou André. “A sucessão ou é natural ou tem que ser muito bem planejada. Na Marvel, foi natural. A pessoa que quer receber o bastão tem que se dedicar muito e a família tem que ter sabedoria e maturidade para saber qual é o momento certo”, salientou Patrícia.

BUMERANGUE DE IDEIAS

O Bumerangue de Ideias tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre nucleados e profissionais de destaque no meio empresarial. Com perguntas pré-definidas pelos nucleados aos empresários convidados e questionamentos dos participantes, o evento visa promover a socialização de trajetórias de vida pessoal e profissional para inspirar e levar conhecimento aos jovens empreendedores.

O coordenador do NJE, Vicente Machado da Rocha, realçou que o Núcleo possui 99 integrantes e promove momentos de interação, sendo o Bumerangue de Ideias um deles. “São ações importantes para conversar, não só com os palestrantes, mas entre os integrantes do Núcleo. É um rico momento para networking. O NJE e a ACIC são ferramentas, mas quem faz realmente acontecer somos nós. Somos nós que tomamos as rédeas do nosso destino e somos nós que fazemos o nosso futuro acontecer”, sublinhou.

Posts Relacionados

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa