Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Lenda brasileira do Xadrez confirmada no III Floripa Chess Open

A competição contará ainda com nomes como o campeão mundial Alexei Shirov, da Letônia, o tricampeão continental Julio Granda, do Perú, além do heptacampeão brasileiro Gilberto Milos.

O maior jogador de xadrez da história do esporte no Brasil, Henrique da Costa Mecking, o Mequinho, aceitou o desafio e estará no Lira Tênis Clube, entre os dias 20 a 26 de janeiro, para competir no III Floripa Chess Open.

Atualmente com 64 anos, e campeão em 2014 e 2015 dos Jogos Regionais de São Paulo, Mequinho chegou a ser o terceiro melhor enxadrista do mundo pelo ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em 1978, atrás apenas dos russos Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi. Venceu dois Torneios Interzonais, que classificava para o Torneio de Candidatos, o primeiro em 1973 em Petrópolis, Rio de Janeiro, e o segundo em 1976, em Manila, nas Filipinas. Tornou-se uma celebridade do esporte nacional sendo capa da Revista Veja e frequentemente convidado a participar de programas de televisão.

A competição contará ainda com nomes como o campeão mundial Alexei Shirov, da Letônia, o tricampeão continental Julio Granda, do Perú, além do heptacampeão brasileiro Gilberto Milos, todos eles Grandes Mestres, que é a maior titulação do xadrez mundial. O evento é aberto a qualquer enxadrista cadastrado da Confederação Brasileira de Xadrez e estão sendo aguardados em Florianópolis nada menos que  300 enxadristas de 15 diferentes nacionalidades. 

O III Floripa Chess Open vai distribuir R$ 22 mil em premiações, mais medalhas e troféus em diversas categorias feminino e masculino, além de categoria acima de 65 anos e deficiente visual. O evento vai classificar dois enxadristas para a semifinal do Campeonato Brasileiro de 2017, e movimentar atletas no ranking da FIDE, que é a Federação Internacional de Xadrez, e no ranking da CBX, que é a Confederação Brasileira de Xadrez.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina