A sociedade e os consumidores passaram por um período de grande transformação com a pandemia: novas formas de trabalhar, comprar, lidar com hobbies, descansar e também se alimentar e alimentar os outros. Para entender este cenário e apontar os principais caminhos, a Galunion, consultoria especializada em alimentação, desenvolveu o Food Trend Report 2021.
Baseada em estudos quanti e qualitativos, trabalhados realizados e missões empresarias, esta edição mostra cinco grupos principais de tendências para este ano: escolher melhor o que ingerimos por conta das preocupações com a saúde, cozinhar ou produzir nosso próprio alimento por necessidade ou como forma de ter controle em um tempo de incertezas, ajudar um movimento social em que se acredita, criar digitalmente negócios e formas de atender clientes e descobrir culinárias com a conveniência de apenas usar um celular.
“Estas transformações tiveram dois impulsionadores principais: primeiro, a pandemia que obrigou uma mudança brusca de comportamento e até expectativas por parte do consumidor e, em segundo lugar, o avanço da tecnologia tanto na gestão e comunicação dos estabelecimentos e plataformas, como na engenharia de alimentos. Nesse sentido, nosso estudo visa delinear as principais tendências culinárias (nacionais e internacionais) para auxiliar os profissionais do setor a se inspirar, buscar insights e ideias sobre alimentação, auxiliando assim a perpetuação e expansão de seus negócios”, afirma Simone Galante, CEO e fundadora da Galunion.