Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia SC zentretenimento

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Eleitores de Bolsonaro se reuniram em todo o Brasil nesta quarta-feira (2) para pedir intervenção por não aceitarem o resultado das urnas

Durante um ato pedindo intervenção militar nesta quarta-feira (2/10) no município catarinense de São Miguel do Oeste, eleitores de Jair Bolsonaro (PL) aparecem fazendo saudação nazista durante a execução do Hino nacional.
Um vídeo em que bolsonaristas protestam contra a eleição que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o próximo presidente da República viralizou nas redes sociais pelo gesto nazista feito durante o ato.

Homens e mulheres vestidos de verde e amarelo estenderam a mão enquanto cantavam o Hino nacional. O gesto foi usado em manifestações nazistas na década de 1930 como uma espécie de reverência.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que os vídeos estão sendo analisados para identificar as pessoas que fizeram o gesto, que configura apologia ao nazismo, considerada crime no Brasil pela Lei nº 7.716/1989.
Nas redes sociais, bolsonaristas tentaram justificar afirmando ser, na verdade, o gesto de juramento à bandeira. Contudo, internautas rebateram, citando o artigo 217 do Decreto nº 57.654 de 20 de Janeiro de 1966, em que regulamenta a lei do Serviço Militar, que descreve a posição de respeito à bandeira como “o braço direito estendido horizontalmente à frente do corpo, mão aberta, dedos unidos e palma para baixo”. No vídeo, os manifestantes aparecem com o braço em um ângulo de 45 graus.

 

Posts Relacionados

Itajaí promove Dia D de vacinação contra gripe influenza neste sábado (25)

Balcão de Empregos de Itajaí possui mais de 2 mil vagas disponíveis

Município de Itajaí realizará atualização cadastral de imóveis

Associação Madre Teresa doa quase R$ 120 mil para obras de reforma no Hospital Marieta

Dia da Costureira: Transformação e inspiração entre linhas e agulhas no tecer da vida

Restaurante catarinense especializado em sequência de trutas vai abrir franquias no Sul e Sudeste

Edenilson Floriani pronto para estrear no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão

Rede Plaza de Hotéis lança campanha beneficente TODOS PELO RS

Sebrae promove a ‘semana do MEI 2024’ com palestras e orientações

Desafios empresariais – por Leonardo Chucrute que é Gestor em Educação e CEO do Zerohum