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Mídia Sul debateu Inovação e novas tecnologias na comunicação

Mídia Sul debateu Inovação e novas tecnologias na comunicação

Realizado a cada 2 anos, a edição 2017 do Mídia Sul debateu as revoluções da área de comunicação por qual o mundo vem passando. O evento, considerado um dos mais importantes para o ramo, teve a temática “Novas Tecnologias e o Planejamento da Comunicação”, mostrando as oportunidades e o crescimento das empresas e da economia, a partir da utilização das mais variadas formas de mídia. O Mídia Sul é realizado pela B21 Negócios, em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC) e acontece no dias 21 e 22 de Setembro.

 

O primeiro palestrante foi Pyr Marcondes que falou sobre está a atual dinâmica do setor. “Todas as pesquisas, análises e estudos que tive acesso é possível perceber que os anunciantes estão investindo mais em dados (mídia programática e performance), engajamento, conteúdo e inovação. Hoje os anunciantes têm cada vez mais o olhar de publisher, cada vez mais montando estruturas internas para produzir seus próprios conteúdos”, analisou Marcondes.

 

O segundo palestrante, Luiz Buono, da Fábrica, falou sobre tendências e inovação. Para ele, a transformação digital não vai acontecer pela tecnologia. “É preciso colocar luz nas pessoas, com suas imperfeições e dilemas. É preciso ouvir todos. A agência que dá voz ao estagiário, ao pessoal de serviços gerais vai estimular um ambiente criativo. As ideias brotam desse ecossistema, onde todos se sentem parte de um processo maior”, disse. Buono entende que para se diferenciar no mercado, basta ter atitude. “Não há mais espaço para aquele perfil do cara que só faz o que mandam. Tem que olhar e fazer”, disse.

 

O escritor Fernando Morgado subiu logo depois ao palco do evento para defender a TV e o rádio diante do aumento da influência da internet. O pesquisador trouxe dados para demonstrar como ainda as pessoas estão conectadas com as chamadas mídias tradicionais. “No Brasil, 89% das pessoas ouvem rádio, 97% dos domicílios possuem TV e, por enquanto, 58 % das residências tem internet. São números que demonstram que embora exista um crescimento da internet, o consumo não diminuiu. A pessoa não ouve pelo rádio a pilha, mas via celular”, destacou.

 

Na visão de Morgado, o que vai se acentuar cada vez mais é a capacidade de interação entre rádio, TV e internet. “Apps de rádio já possibilitam às emissoras terem uma medição imediata da audiência, inclusive com informações específicas. Os assuntos mais comentados do Twitter têm relação com o que está sendo transmitido na TV, gerando um engajamento interessante. A tendência é a conversão e trocas constantes”, disse. Ele também destacou a credibilidade gerada por um conteúdo veiculado na TV ou na rádio.

 

Sobrevivência da marca da empresa foi o foco da palestra de Viviane Camargo, da Aurora Branding. Amparada em exemplos como Netflix, Airbnb, Starbucks e Patagônia, a publicitária provocou o público a pensar as estratégias além da mercadoria.

 

“A era do produto foi superada pelas marcas que estão centradas no propósito. Os produtos são a consequência. O que importa é o que move as empresas, suas causas e bandeiras”, destacou.

 

Viviane sugere que as marcas desafiem o status quo, crie movimentos que reverberem na sociedade e se comprometa com um propósito. “A fórmula que usamos na Aurora é identificar a verdade da empresa, a relevância daquele produto e a diferenciação. E a diferenciação não está no outro, mas na própria empresa”, afirmou.

 

Uma das palestras mais esperadas do dia, Renato Fernandez, chefe criativo da TBWA/Chiat/Day, trouxe ao público um pouco dos bastidores de suas maiores criações da agência americana. Ele contou como se destacou nos EUA usando o jeitinho brasileiro. “Oferecemos três vezes a ideia para a Adidas e eles não compravam. Então mudamos o slogan e com a mesma ideia vendemos para a Gatorade”, contou.

 

Para o curitibano, é importante estar atento a tudo a sua volta. “Eu peguei ideias ouvindo crianças que não gostavam de Gatorade. A partir de um comentário de um garoto a gente mudou todo o conceito da marca”, destacou.

 

Mídia Sul

O Mídia Sul teve origem em 2009 com a criação do Mídia Santa Catarina. Após o crescimento substancial do evento, ele passa a se chamar Mídia Sul e envolve profissionais de estados vizinhos e palestrantes de relevância nacional e internacional. O evento acontece a cada dois anos e reúne os mais importantes nomes da publicidade e do mercado da propaganda para uma série de painéis e palestras totalmente gratuitas, destinadas a profissionais, empresários e estudantes da área.

O evento é uma realização da B21 Negócios em parceria com o Sinapro – Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina, tem patrocínio do Grupo RIC, Apoio Institucional da FIESC e Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Apoio da ACAERT, Neoway, NSC Comunicação, TV Catarina, BAND, BAND FM, Antena 1, Voa Filmes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

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