Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Mil famílias de produtores rurais iniciam projeto Encadeamento Produtivo em 2018

Mil famílias de produtores rurais iniciam projeto Encadeamento Produtivo em 2018

O maior programa de estímulo ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas ligadas ao agronegócio do sul do Brasil inicia uma nova etapa a partir de fevereiro de 2018. O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” terá, nos próximos dois anos, mais de mil propriedades rurais. Para alinhar as ações, representantes da Cooperativa Central Aurora Alimentos, das cooperativas filiadas e do Sebrae/SC, participaram de reuniões, na última semana, no Frigorífico Aurora Chapecó II (FACH II).

“A intenção é ampliar o número de Propriedades Rurais Sustentáveis certificadas. Em 2017 foram 54 e em 2018 já temos 423 que solicitaram certificação, as quais, no decorrer do programa, serão avaliadas de acordo com os critérios exigidos por uma equipe técnica profissional”, esclarecem o coordenador do programa pela Aurora Alimentos, Joel Pinto, e o vice-presidente Neivor Canton.

Segundo ele, o Encadeamento Produtivo é a base para a certificação das propriedades rurais. É a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas. “A empresa rural passa por melhoria na gestão, tecnologia de produção, processos de inovação e de menor impacto ambiental. Com o apoio do Sebrae, cada fornecedor aperfeiçoa seus serviços, cumpre exigências, condições e critérios demandados pelo mercado”, complementa.

O coordenador do Programa Propriedade Rural Sustentável Aurora (PRSA), Sandro Treméa, destacou a evolução da iniciativa que iniciou em 2016 com a certificação de 16 empreendimentos.  “Hoje o programa está consolidado e a melhoria da cadeia de produção está na mente de todo o sistema. O produtor é certificado porque participa dos treinamentos, coloca em prática os conhecimentos e, com isso, obtém bons indicadores nos processos de gestão e meio ambiente”.

Além das melhorias, as famílias que se destacam têm a oportunidade de receber uma bonificação financeira. “Somente no ano passado a Aurora entregou, como forma de incentivo, bonificações que totalizaram R$ 143 mil reais entre os produtores com propriedades certificadas”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, explica que o objetivo é qualificar as pequenas empresas rurais. “Os rigorosos padrões de qualidade e eficiência adotados pela Aurora Alimentos devem ser compartilhados com todos os elos da cadeia produtiva. Essa é a essência do programa e é a garantia de produtos e serviços de qualidade ao consumidor final. É uma referência no setor do agronegócio, uma longa história de parceria com foco para o desenvolvimento das propriedades rurais e para o aperfeiçoamento dos fornecedores da cadeia produtiva do agronegócio”.

As reuniões de alinhamento seguem com todos os parceiros do Encadeamento Produtivo.

PROGRAMA ENCADEAMENTO PRODUTIVO

O Encadeamento Produtivo tem por objetivo contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo e mutuamente atraentes.

Na parceria entre Sebrae e Aurora, o projeto é destinado às micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do agronegócio – rurais e urbanas. Trata-se da extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, desenvolvido desde 1998 e que beneficiou mais de 35 mil produtores rurais.

A iniciativa é desenvolvida pelo Sebrae/SC, Aurora Alimentos, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese e oito cooperativas agropecuárias – Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo