Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Ministro de Temer orientou defesa de Renan e Machado na Lava-Jato

Conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado envolvem o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, encarregado de combater a corrupção no governo federal. De acordo com os áudios, revelados pelo Fantástico, da TV Globo, o ministro criticou a atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR) na Operação Lava-Jato e orientou Machado e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre como deveriam se comportar — ambos são investigados.

O encontro teria ocorrido na casa de Renan em 24 de fevereiro, três meses antes de Fabiano assumir como ministro convidado pelo presidente interino Michel Temer. A reunião teve também a participação de Bruno Mendes, advogado e ex-assessor de Renan. O ex-presidente da Transpetro lê em voz alta um depoimento de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e delator da Lava-Jato. Os interlocutores ouvem as acusações de Costa e os argumentos de defesa de Machado, que se dirige a Silveira, dizendo que as explicações são contundentes. Em seguida, Silveira faz um comentário sobre a situação de Machado e diz que ele deve procurar o relator da medida cautelar para prestar esclarecimentos.

Renan diz a Silveira estar preocupado com um dos inquéritos aos quais responde no Supremo Tribunal Federal (STF) — que investiga se ele e Machado receberam propina em forma de doações eleitorais para facilitar a vitória de um consórcio em licitação para renovar a frota da Transpetro. Renan diz a Silveira que está preocupado com um recibo. Machado afirma que ele foi incluído em um processo de R$ 800 mil. Outra voz que não foi possível identificar pergunta se foi o doleiro Alberto Youssef quem disse que o dinheiro foi para Renan. Machado diz que não.

— Cuidado, Fabiano (Silveira)! Esse negócio do recibo… Isso me preocupa pra c****** — fala Renan.

Nesse momento, Silveira discute a estratégia de defesa de Machado e Calheiros. O futuro ministro diz ao presidente do Senado de que não deveria entregar sua versão dos fatos, pois isso daria à PGR condições de rebater detalhes da defesa.

— A única ressalva que faria é a seguinte: está entregando já a sua versão pros caras da… PGR, né. Entendeu? Presidente, porque tem uns detalhes aqui que eles… (inaudível) Eles não terão condição, mas quando você coloca aqui, eles vão querer rebater os detalhes que colocou. (inaudível) — afirma Silveira.

Mais adiante, Silveira diz que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e os procuradores “estão perdidos”. Conforme o Fantástico, em outra conversa, de 11 de março, sem a presença de Silveira, Calheiros e Machado comentam a atuação do atual ministro, que teria ido falar com Janot depois da reunião que tiveram em 24 de fevereiro. A TV Globo apurou que Silveira procurou diversas vezes integrantes da Lava-Jato para tentar obter informações de inquéritos contra Renan.

CONTRAPONTOS
O que disse Fabiano Silveira:

Em nota, o ministro alega que esteve “de passagem” na residência oficial do presidente do Senado na ocasião em que a conversa foi gravada, que não sabia da presença de Machado na reunião e que eles não têm nenhuma relação, pessoal ou profissional.

“(Silveira) esteve involuntariamente em uma conversa informal e jamais fez gestões ou intercedeu junto a instituições públicas em favor de terceiro”, afirma o texto divulgado pela sua assessoria de imprensa. Ele diz ainda que “chega a ser despropósito” sugerir que o Ministério Público, uma instituição que demonstra independência e altivez, “possa sofrer qualquer interferência externa”.

O que disse Sérgio Machado
A defesa informou que não pode se manifestar por causa do sigilo da delação premiada.

O que disse Renan Calheiros
Não respondeu aos contatos do programa Fantástico.

Posts Relacionados

Gama Academy realiza semana gratuita de capacitação para Carreiras Digitais

Diário da Cidade

Saneamento: entre a lei e a realidade, por Luiz Pladevall

Lu, do Magalu, se aproxima dos clientes e registra 8,5 milhões de interações ao mês com inteligência artificial de IBM Watson

Chegada da primavera acende alerta para aumento de casos de catapora

Estudo clínico da vacina AZD1222 é reiniciado no Brasil

ESET alerta sobre roubo de dados bancários de jogadores de Fortnite e outros games online

Vencedores do 2º Desafio COLETIVO de inovação no transporte público serão escolhidos nesta sexta-feira

Diário da Cidade

Pesquisa aponta que 85% dos pais brasileiros não acreditam que escolas estão preparadas para ensino remoto

Coca-Cola FEMSA Brasil transforma seu edital ‘Ideais para um mundo melhor’ em instrumento de apoio ao combate da Covid-19

Agosto Branco: a importância da conscientização do câncer de pulmão

Ambev abre inscrições para Programa de Estágio em todo o Brasil

Empresas do segmento de mobilidade discutem impactos da Covid-19

Volta às aulas exigirá cuidado com emocional de alunos e professores

Correios negocia Acordo Coletivo de Trabalho em meio à pandemia

Uber inclui categoria de táxi no aplicativo para ampliar opções da plataforma

Procurações para Prova de Vida ao INSS agora podem ser feitas online nos Cartórios de Notas

Agência A+ realiza campanha de arrecadação em prol da causa do câncer infantojuvenil

Taurus doa 5 mil testes rápidos de COVID-19 para São Leopoldo

Diário da Cidade

Align Technology Doa 32 mil Protetores Faciais para Hospitais do Brasil

Diário da Cidade

Exposição de casos de assédio em escolas não resolve problema

Diário da Cidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: