Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR Notícias

Morre, aos 66 anos, o cantor e compositor Luiz Melodia

Morre, aos 66 anos, o cantor e compositor Luiz Melodia

Faleceu esta manhã, no Rio de Janeiro, os 66 anos, o cantor e compositor carioca Luiz Melodia. Ele enfrentava um câncer diagnosticado em abril deste ano – o mieloma múltiplo – que se desenvolve nas células sanguíneas.

saiba mais

  • Casa de Luiz Melodia – que está internado tratando de câncer – é invadida por bandidos no Rio
  • Luiz Melodia está internado após iniciar tratamento contra câncer
  • Luiz Melodia adia show em BH devido a problemas de saúde

Melodia chegou a fazer um transplante de medula óssea, mas não vinha respondendo bem às sessões de quimioterapia.

O óbito se deu por volta das 5 da manhã no hospital Quinta D’or, onde artista estava internado. A família considera realizar o velório na quadrada Escola de Samba Estácio de Sá.

Luiz Carlos dos Santos nasceu em 7 de janeiro de 1951 no Morro de São Carlos, no Estácio, Região Central do Rio. Daí sua ligação afetiva com a escola, declarada em canções como Estácio, Holly Estácio.  Iniciou a carreira na música em 1963, influenciado pelo pai, o sambista Oswaldo Melodia. Adolescente, começou flertando com a Jovem Guarda e a Bossa Nova. Compunha e tocava e sucessos do gênero com o grupo Instantâneos, formado com amigos.

CARREIRA O autor de sucessos como Pérola NegraMagrelinha e Juventude transviada iniciou a carreira na música em 1963, influenciado pelo pai, o sambista Oswaldo Melodia. Adolescente, começou flertando com a Jovem Guarda e a Bossa Nova. Compunha e tocava e sucessos do gênero com o grupo Instantâneos, formado com amigos.
A mescla dessas experiências com o universo do samba em que ele se criou resultou num estilo único que, aliado a uma voz marcante, chamou atenção de diversos intérpretes e poetas, como Wally Salomão, Torquato Neto, e Gal Costa. Em 1972, gravou com a baiana  o disco Gal a todo vapor, que o tornou nacionalmente conhecido. Foi nessa época que passou a assumir o “Melodia” no nome”.

No ano seguinte, lançaria o primeiro disco solo, Pérola Negra, de 1973. Sua discografia, composta de 16 discos, conta parcerias com Zeca Pagodinho, Zezé Motta, Luciana Mello entre outros.

O último álbum do compositor –  Zerima – foi lançado em 2014 com repertório de 14 de canções inéditas e apenas três regravações de faixas conhecidas do público.


HOMENAGENS – Nas redes sociais, outros músicos e diversas personalidades prestaram suas homenagens a Melodia. Gal Costa, que chegou a dizer que Melodia era um de seus compositores prediletos, reverenciou o músico no Instagram:

Em seu perfil no Twitter, Gilberto Gil lamentou a notícia e publicou uma foto dos dois:

No Facebook, Pedro Luís, um dos criadores do Monobloco e do grupo Pedro Luis e a Parede, reverenciou Luiz Melodia como sua maior inspiração musical:

Posts Relacionados

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono