Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

MP abre inquérito para investigar falta de manutenção em pontes de Itajaí

O Ministério Público instaurou um inquérito civil para investigar a suposta negligência da prefeitura de Itajaí devido à falta de manutenção preventiva e periódica nas pontes do município. O procedimento instaurado na última quinta-feira (30) pela promotora Cristina Balceiro da Motta, da 13ª Promotoria, é fruto de uma denúncia feita pela vereadora Anna Carolina Martins (PSDB).

 

Em fevereiro, dois meses depois do desabamento da ponte Tancredo Neves, a vereadora requereu à administração municipal informações referentes às ações preventivas que deveriam ser realizadas em todas as pontes de Itajaí. A constatação feita através da resposta oficial ao gabinete foi de que este trabalho simplesmente não existe. “Itajaí é uma cidade que historicamente sofre com enchentes, monitorar a estabilidade das pontes e realizar a manutenção preventiva deveria ser uma constante”, acredita a vereadora, que levou o caso ao MP no início de março.

 

Junto à denúncia e documentos enviados ao MP, está um laudo feito pela Defesa Civil, a pedido da parlamentar, na ponte Francisco Queiroz de Almeida (a ponte da ASPMI). O documento aponta que a estrutura apresenta desgastes aparentes devido à falta de manutenção preventiva e recomenda uma inspeção mais detalhada, feita por equipe de engenheiros especializados em pontes.

 

Em março, quando a denúncia foi feita, eram perceptíveis desníveis na pista e rachaduras de pequenas proporções do lado que comporta a estrutura metálica de ciclovia. Cinco meses depois, as rachaduras aumentaram significativamente, conforme fotos anexas. Naquele mesmo mês a vereadora Anna Carolina requereu à administração municipal a elaboração de um plano de vistoria e manutenção preventiva periódica em todas as travessias da cidade.

 

Para a promotora Cristina Balceiro da Motta, a deterioração da ponte Francisco Queiroz de Almeida oferece riscos consideráveis à segurança da população. “Diante da gravidade dos fatos apresentados e dos documentos que instruem o feito, vislumbra-se indícios suficientes de negligência fomentada pela Administração Pública Direta Municipal em relação à preservação das pontes nesta urbe”, escreveu na portaria de instalação do inquérito.

A promotora deu o prazo de 30 dias para que o secretário de obras preste esclarecimentos e mais 45 dias para que a Defesa Civil realize vistoria em todas as 10 pontes de  Itajaí.

 

 

Ps.: As fotos da ponte Francisco Francisco Queiroz de Almeida foram tiradas em Fevereiro e Julho de 2016, respectivamente.

 

Mais informações:

Vereadora Anna Carolina (47) 9965-2838

Posts Relacionados

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro