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MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil

Empresa gaúcha que atende gastronomia para eventos de todos os portes cresceu 22% em 2023 com relação ao ano anterior

 

Porto Alegre, Abril de 2024 – Completando 20 anos de história, a empresa  gaúcha MuleBule se destaca  como líder no setor de serviços de Alimentos e Bebidas (A&B) regional e como uma das maiores referências no âmbito nacional, em especial no nicho de gastronomia para eventos de todos os portes, de diferentes formatos e dimensões. Em duas décadas de atuação, já realizou aproximadamente 10.000 ações de gastronomia empresarial e corporativa, um feito inédito dentro do mercado gaúcho. Em 2023, teve um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, fruto de uma estratégia focada em oferecer experiências gastronômicas criativas e personalizadas com alta qualidade para os clientes.

 

Atualmente, o MuleBule atua com três linhas de serviço que se destacam no negócio:  Catering empresarial, que consiste no fornecimento de refeições para eventos de médio e grande porte, tais como convenções, comemorações e feiras, abrangendo a estrutura, logística e transporte, além de equipes treinadas e criação de cardápios personalizados; Store in store, voltada para a criação de ambientes e concepções de espaços gastronômicos; e Assessoria em desenvolvimento de projetos, que atende demandas de empresas e empreendedores interessados em iniciar ou melhorar suas operações gastronômicas.

 

Fundada em 2004, em Novo Hamburgo, o MuleBule  conta com uma sede de 1.600m², localizada dentro do complexo do DC Navegantes, em Porto Alegre, onde uma equipe de 150 funcionários especializados fornece todo o suporte na montagem de cozinhas remotas visando a produção e finalização de refeições em eventos. O espaço, que possui cozinha industrial equipada com ultra resfriadores para armazenamento dos pré-preparos, tem um padrão AAA de segurança alimentar, certificado pelo PAS (Programa Alimentos Seguros).

 

A história empreendedora do criador da marca, Nelson Ramalho, teve início em 1990, quando ele inaugurou seu primeiro café em Novo Hamburgo. Em 2004, estabeleceu uma empresa de alimentação com foco em eventos, junto com Marinês Rabaiolli como diretora financeira, e Poliana Venker, que iniciou como estagiária e, atualmente, ocupa a gerência de controladoria e administrativa. Em 2006, Adelar Kleinert Jr. juntou-se ao time, tornando-se sócio da MB, em 2010. Neste período, o negócio expandiu seus serviços para atender feiras agropecuárias, crescendo e consolidando-se como uma referência no mercado.

 

Em 2008, o MB abre sua sede em Porto Alegre e direciona ainda mais o seu foco para Eventos Corporativos – nicho no qual ocupa uma posição de liderança no mercado do Rio Grande do Sul e destaca-se também como um dos grandes players do cenário brasileiro. Ao longo de duas décadas, atendeu inaugurações de empreendimentos como a Fábrica da Philip Morris, Arena do Grêmio, Shoppings Centers e grandes eventos como Expointer, CASACOR RS, FIMEC, Construsul, entre outros. Em 2022, o MuleBule atuou na primeira edição do South Summit. O trabalho realizado confirmou a presença da empresa nas edições posteriores.

 

A empresa gaúcha também vem conquistando o mercado nacional: em São Paulo e Goiás, está presente em grandes feiras de agronegócio como M&T, FENATRAN, TECNOSHOW e AGRISHOW – com projetos especiais de A & B (Alimentação e Bebidas) para atender volumes de até 8 mil pessoas por dia. Eventos em Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo também estão na lista. Em 2023, realizou seu primeiro evento internacional, coordenando três dias de evento na cidade de Mendoza, na Argentina, com um cardápio inspirado na região para cerca de 1.800 convidados.

 

Dentre essas realizações, o maior já realizado foi a Copa do Mundo de 2014, quando o MuleBule foi escolhido por representantes da FIFA para executar toda a operação alimentícia e área VIPs do estádio Beira-Rio, fazendo parte de um seleto grupo de 20 empresas selecionadas em todo o Brasil. “Participar do maior evento futebolístico do mundo foi um grande marco para o MB tornar-se um fornecedor de destaque no mercado. Em um único dia, atendemos mais de 10 mil pessoas, contando com mais de 450 colaboradores trabalhando”, revela Nelson Ramalho.

 

Durante a pandemia, com a suspensão temporário de eventos, a gestão do negócio foi um dos maiores desafios do MB, e só foi  possível graças à coesão nas decisões da equipe gestora e à divisão de tarefas entre os líderes, que intensificaram a proximidade com os clientes e parceiros estratégicos. As propostas visavam zerar o risco de surpresas negativas no serviço de alimentação em eventos, garantindo entregas seguras, alinhadas ao solicitado, e com soluções criativas e surpreendentes, co-criadas com os clientes. A estratégia para o período foi acertada e, aos primeiros sinais de normalidade, o MB estava pronto para recuperar os patamares anteriores e crescer ainda mais.

 

Responsabilidade social

 

Na sua cultura empreendedora, o MuleBule adota conceitos de responsabilidade social e ambiental, abrangendo uma governança coerente e comprometida com os princípios ESG. O MB é mantenedor, desde 2004, da Fundação Semear de Novo Hamburgo (RS), que cria oportunidades para crianças em situação de vulnerabilidade, por meio do Programa Centro de Vivência Redentora. Nesses 20 anos, por meio do Projeto Vencer, o MB ajudou a formar centenas de jovens para o mercado de trabalho. A empresa também atua junto ao Lar São Vicente de Paula e realiza ações que contemplam a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga, APAE, entre outras instituições.

 

Do ponto de vista ambiental, o MB adquire ingredientes orgânicos de produtores locais, além de desenvolver receitas com o máximo de aproveitamento de insumos e realizar o descarte correto do material orgânico. Quando utiliza itens descartáveis, o MB opta por talheres de madeira, assim como por canudos, copos e pratos de papel biodegradável. O resíduo de óleo de cozinha é destinado à empresa Coleto. A equipe também doa tampinhas para ONGs comprometidas com a defesa de animais.

 

Do ponto de vista didático e cidadão, Nelson Ramalho colabora de forma voluntária para a formação de novos profissionais da área de alimentação, gastronomia e eventos, por meio de palestras e apresentação para estabelecimentos de ensino.

 

“Nessas duas décadas, criamos a maior estrutura do Sul do Brasil na área em que atuamos, conquistando uma credibilidade muito grande junto ao mercado. Também desenvolvemos uma parceria muito forte com nossos fornecedores e uma relação invejável com as equipes de trabalho. Nos próximos anos, desejamos consolidar ainda mais nossa posição,  criar possibilidades de crescimento para as pessoas que acreditam no MuleBule, e ampliar nossa participação social, dando seguimento ao trabalho que já realizamos”, complementa Nelson.

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