Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Município de Itajaí tem baixa adesão à vacinação contra gripe Influenza

Secretaria de Saúde reforça a importância dos grupos prioritários fazerem a imunização nas unidades básicas de saúde

Mesmo com a queda nas temperaturas, nos últimos dias, ainda não é satisfatório, segundo Secretaria de Saúde de Itajaí, o numero de pessoas que têm procurado pela vacina contra a gripe Influenza na rede pública. O Município apela para que idosos, gestantes, pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos, doentes crônicos e professores, que têm direito à vacina, procurem os postos de saúde para serem imunizados. Nos sete primeiros dias de campanha apenas 10.203 pessoas procuraram as unidades básicas de saúde para de vacinar – 17,7% do público-alvo. A meta é imunizar 57.322 pessoas dos grupos prioritários. A campanha segue até 26 de maio.

Podem se vacinar contra gripe idosos com 60 anos ou mais, doentes crônicos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das redes pública e privada, trabalhadores de saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As doses são oferecidas gratuitamente em todas as 28 unidades de saúde do município.

“A campanha contra a gripe começa antes do período de maior sazonalidade da doença, ou seja, um pouco antes do inverno chegar, porque com a mudança de temperatura as pessoas ficam mais vulneráveis aos vírus. Estamos muito preocupados, pois os dados nos mostram uma procura muito baixa da população pela imunização, principalmente por idosos, crianças e gestantes – grupos vulneráveis que quando desenvolvem a doença seu sistema imunológico tem maior dificuldade para chegar a cura. É muito importante que as pessoas que estão nos grupos prioritários se vacinem o quanto antes para evitar a circulação desses vírus”, pontua a gerente de Imunização, Mirela Corrêa.

A vacina oferecida na rede pública é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B – considerados vírus com índice de mortalidade grande. Em 2017, Itajaí já registrou um caso confirmado de gripe A.

Dia D de vacinação

Quem não conseguir fazer a vacina durante a semana poderá tomar a dose no sábado, dia 13 de maio, quando ocorre o Dia D de vacinação contra a doença. Nessa data, todas as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h para imunização dos grupos prioritários.

Para fazer a vacina contra gripe é necessário apresentar o Cartão do SUS, documento de identidade e carteira de vacina, além do registro profissional de cada categoria beneficiada com a vacinação.

___________________________________
Informações adicionais:
Secretaria da Saúde de Itajaí
Departamento de Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5500

Posts Relacionados

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista