Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Muros do Bairro da Barra estão ganhando painéis

Muros do Bairro da Barra estão ganhando painéis

Símbolos do Bairro da Barra vão enfeitar os muros da localidade que é considerada o centro histórico de Balneário Camboriú. Nesta sexta-feira (23), artistas plásticos e voluntários iniciaram a pintura de painéis no muro da Escola Estadual Francisca Alves Gevaerd. A atividade, intitulada “Meu Muro, Nossa História”, faz parte do projeto Barra Cultural, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC). Iniciativa do coletivo Peixaria Cultural, o projeto pretende fomentar um circuito artístico no bairro.

De acordo com o proponente do projeto na LIC, Douglas Gomes dos Santos, a ideia é colocar nas ruas elementos da cultura local. Um dos painéis que vai enfeitar o muro da escola está sendo pintado pelas artistas Elis Teixeira e Paloma Her, ambas moradoras da Barra, com a ajuda de voluntários. No desenho que elas criaram como base, constam pássaros da Mata Atlântica, batera a remo (barco) e outros elementos que identificam o lugar. “Participar da atividade representa o amor que eu tenho pela minha história de vida na Barra. Aqui estão as raízes nativas da cidade. Utilizo na minha arte tudo o que tenho de memória afetiva”, contou Elis.

Outros dois muros também serão pintados e vão homenagear moradores do bairro. Além de Elis e Paloma, o grafiteiro Diant também foi convidado. O trabalho no muro da escola seguirá neste sábado (24), das 13h às 17h, em forma de mutirão e também estará aberto à participação da comunidade.

[themoneytizer id=”16208-28″]

 

Voluntária na ação, a professora de Artes Francieli Tramontini estava pintando tainhas no muro. Mesmo não sendo moradora da Barra, ela tem uma ligação forte com o bairro. “Já trabalhei nesta escola. Conheço bastante o pessoal daqui, venho todos os meses no Sarau da Tainha (evento que ocorre na Praça do Pescador)”, disse Francieli, que também é artista plástica.

Os painéis estão sendo criados com base em uma pesquisa, feita em 2017, que reuniu histórias de antigos moradores e fotos. Em 7 de abril, o projeto Barra Cultural será apresentado no Sarau da Tainha, a partir das 19h, ocasião em que o público será convidado a percorrer as ruas do bairro para conhecer as pinturas.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril