Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú abre ao público neste dia 20

Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú abre ao público neste dia 20

Considerado o grande acontecimento cultural do ano em Balneário Camboriú, será aberto ao público nesta sexta-feira, dia 20 de julho, o Museu da Imagem e do Som (MIS-BC). Idealizado e mantido pelo Instituto Delatorre, o museu abriga um acervo de mais de 2,8 mil peças como projetores, lanternas mágicas, máquinas fotográficas, filmadoras, rádios, gramofones, vitrolas, máquinas de escrever e televisores. A abertura do MIS-BC acontece no mesmo dia em que a cidade completa 54 anos de emancipação política.

Ocupando uma área de 1.364 metros quadrados, divididos em um prédio de sete pavimentos bem no centro da cidade, o MIS-BC é fruto de quase 40 anos de pesquisa e garimpo histórico realizado pelo empresário Fernando Delatorre. O novo museu irá contar para moradores, turistas e estudantes o desenvolvimento da história da imagem e do som desde o século 19 ao redor do mundo. Até a concretização do MIS-BC, Delatorre coletou peças para o acervo e aprimorou conhecimentos sobre museologia em países como Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos e também na Europa.

O equipamento cultural mostra também aspectos curiosos do desenvolvimento da indústria do segmento. Entre as peças que fazem parte do acervo estão, por exemplo, os projetores que fizeram parte dos Cinerama, Autocine e Cine Itália – primeiros cinemas de Balneário Camboriú no século 20 –, um gramofone fabricado em 1890 em Londres (Inglaterra) e ainda um filme original de 9,5 milímetros de Charles Chaplin datado de 1917. No último andar do MIS, uma seção especial dedica-se a contar parte da história do mercado financeiro brasileiro e internacional através de cédulas e moedas de diferentes países.

Além da área de exposição permanente, a estrutura do museu conta com um auditório com capacidade para 50 pessoas, espaço para exposições itinerantes e apresentação de filmes através de projetores antigos de 8 milímetros, super 8, 16 e 35 milímetros. O museu tem ainda estacionamento privativo coberto, cafeteria aberta ao público, biblioteca, espaço para cursos e oficinas e loja de souvenires.

O Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú (MIS-BC) permanece aberto ao público de terça-feira a domingo, das 13h às 18h. O espaço também é aberto a visitas escolares e de grupos, que devem ser agendadas através do telefone (47) 3363-5786.

Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú (MIS-SC)

EndereçoRua 700, 44, Centro, Balneário Camboriú

Horário de visitação: terça a domingo, das 13h às 18h

Valor: R$ 20 e R$ 10 (meia)

Agendamentos para grupos: (47) 3363-5786

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana