Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Museu Histórico de Itajaí recebe mais de dois mil estudantes entre maio e junho

Durante os meses de maio e junho, 2.003 alunos passaram pelos corredores do Museu Histórico de Itajaí por meio da Ação Educativa desenvolvida pela própria instituição. O projeto possibilita a parceria do Museu com as escolas e auxilia na construção do saber dos estudantes em suas trajetórias de aprendizado.

A equipe técnica do museu recebe alunos e professores das redes pública e privada do ensino fundamental, médio e superior. Durante as visitas guiadas, o público é orientado na leitura das exposições e os profissionais das escolas são instruídos em como dar andamento aos temas em sala de aula. Nos dois meses, o museu atendeu 18 instituições de ensino públicas e 16 privadas.

“O projeto de atendimento educativo é fundamental para divulgar o Museu, mas principalmente para aproximar as pessoas da história da cidade onde vivem. Itajaí tem muita história e nós podemos despertar a curiosidade das pessoas pela história da nossa cidade com as diversas ações do Museu Histórico. Esse é nosso principal objetivo”, destaca Evelise Wiersinski, diretora da unidade.

O museu é interativo e permite o aprofundamento da história narrada em sala de aula. “Ver a reação das crianças quando elas aprendem algo novo é maravilhoso. Falar e mostrar os objetos da história narrada é algo totalmente diferente”, comenta a monitora e acadêmica de História, Eduarda Gabriela, que faz parte da equipe de monitores do museu. Em muitos casos, os alunos acabam retornando ao museu, acompanhados dos familiares.

Joyce Provesi, professora da APAE, visitou o museu com os alunos duas vezes em menos de um mês. Ela conheceu o museu antes da reforma e afirma que sua estrutura de hoje está incrível. “Estávamos estudando sobre o dinheiro usado no país desde sua criação. Quando chegamos aqui no museu, nos deparamos com o acervo completo de cédulas e moedas que só sabia o nome, mas não tínhamos contato nenhum”, relata. Segundo Joyce, o acesso aos materiais e a mediação dos monitores ajuda muito no aprendizado dos alunos com necessidades especiais, pois facilita o entendimento.

O Museu Histórico de Itajaí passou por um processo de restauração e ampliação para melhor preservar seu acervo de mais de 16 mil peças, das quais aproximadamente mil compõem as novas exposições distribuídas nos três pisos do prédio.

Agendamentos
Agendamentos são feitos somente por e-mail (museuhistoricoitajai@gmail.com), preferencialmente com duas semanas de antecedência da data de interesse. A solicitação deve conter o nome da instituição, data de interesse, quantidade, série e idade dos alunos. 

___________________________
Informações adicionais:
Museu Histórico
Evelise Wiersinski (diretora)
(47) 3348-1335

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores