Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Núcleos de Educação Infantil realizaram atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente

Núcleos de Educação Infantil realizaram atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente

Diversas ações marcaram a passagem da Semana do Meio Ambiente, nos Núcleos de Educação Infantil (NEI) de Balneário Camboriú. As crianças foram incentivadas sobre a importância da preservação das riquezas naturais de onde vivem e também estimuladas à vivência de temas como reciclagem, plantio e culinária. Além de toda a parte de conscientização, a educação ambiental na infância ajuda na formação de novo vocabulário e novas experiências para os pequenos. Confira abaixo o apanhado das ações realizadas por alguns Núcleos de Educação Infantil durante a semana.

NEI Novo Tempo:

O Grupo “Os Quituteiros” formado pela turma do Jardim IA das professoras Aline Teixeira Santana e Terezinha Berto, realizou atividades relacionadas à prática culinária e de cultivo de horta. Os pequenos prepararam a terra e plantaram morangos e cenoura. Após a atividade, eles estão acompanhando o crescimento do que plantaram.

As crianças ampliaram o vocabulário através do uso das palavras “sulcos”, “solo”, “descansar”, “sovar”, “comemorar” e “compartilhar”. Além disso, puderam participar de receitas de pão, bolo e confeitaria, que estimula habilidades na experimentação de sabores e percepção de texturas, aromas, temperaturas e consistências diferentes. Tudo isso serviu de estímulo para a prática de partilhas e participação dos familiares na comemoração do festejo dos aniversariantes.

NEI Nova Geração:

O foco do NEI Nova Geração foi o cuidado com o descarte do óleo vegetal, já trabalhado durante o ano todo. Por ser um ecoponto para a coleta de óleo vegetal usado, o núcleo frisou o envio de informativos do programa “De Óleo no Futuro”, incentivando os pais a fazerem o descarte correto, rodas de conversas e construção de cartazes com as crianças sobre a temática. Para ampliar o conhecimento os pequenos assistiram uma animação infantil que mostra o que era feito com o óleo depois de reciclado. Em garrafas pet, foram colados rótulos com os dizeres “Óleo na pia? Nem pensar”. As crianças levaram para casa as garrafas e contaram para os pais tudo o que aprenderam.

NEI Odácia Tereza Damázio:

O professor de Educação Física Ewerton Rosa propiciou às crianças das turmas do Maternal II B e C uma aula diferente. Com muita aventura e alegria realizaram subida na árvore, uma falsa baiana (parecido com skackline) e içamento na árvore. O desenvolvimento motor nessa fase é importante, e um bom trabalho na educação infantil é preponderante para a vida adulta. Nas atividades foram trabalhadas a motricidade ampla, motricidade fina, tônus muscular, percepção tátil, dentre outras.

NEI Brilho do Sol:

A Educação Ambiental é trabalhada cotidianamente no NEI, incentivando as crianças os cuidados que devem ter com a natureza e sua preservação, reciclando, reutilizando, cultivando, não poluindo e economizando. Lembrando que, a parceria da família é fundamental para o sucesso dessas práticas.

NEI Pequeno Mundo:

As professoras Ana Paula Anacleto, Clarice Lopes Worel, Fernanda Ribeiro e Raquel Amaral da turma do Berçário II A estão desenvolvendo o Projeto “No Mundo Encantado das Descobertas. A cada toque uma nova sensação”. Aliados a questões ambientais, as crianças realizaram atividades que estimularam os sentidos. Dentro deste contexto em muitos momentos as crianças puderam perceber os estágios de desenvolvimento das plantas, participando de processos de plantio e cultivo.

NEI Estaleirinho:

As professoras da turma do Berçário II (matutino), durante a contação da história “A gotinha Plim-Plim”, representaram a água da chuva utilizando um borrifador, brincando de faz de conta. Também confeccionaram um cartaz com as crianças com uma mensagem sobre a utilização correta da água. Já a turma do Jardim II (vespertino) realizou atividades partindo de uma curiosidade das crianças “Como acontece a neve?”. Os pequenos aprenderam de forma lúdica como ocorre a neve, fenômeno relacionado ao inverno, estação que está próxima, e puderam entender a influência do clima no cotidiano.

NEI Sonho de Criança:

O NEI Sonho de Criança tem desenvolvido várias atividades relacionadas ao Meio Ambiente desde o início do ano. Dentre as atividades foram feitos cartazes com dicas de sustentabilidade exposto na entrada do núcleo para ser compartilhado com a comunidade escolar, realizadas pelo Berçário II A. No Maternal II B foi trabalhado questões sobre os cuidados individuais e coletivos em relação ao Meio Ambiente, as crianças confeccionaram um cartaz com imagens de revistas sobre o Meio Ambiente e ecologia, cantando a música dos “5Rs”. O núcleo possui o Projeto Sustentabilidade, que envolve todo o NEI e como parte do projeto, foi feita uma horta com a participação de todas as crianças, desde o Berçário I até o Maternal II.

NEI Santa Clara:

Foram realizadas rodas de conversas, leituras, cartazes, panfletos, e uma sensibilização de juntar tampinhas com as crianças, envolvendo os pais, a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente e com a castração de animais (valor das tampinhas é revertido para esta ação). Os pequenos brincaram de dar banho em bonecas, com o objetivo de valorizar a água como um bem comum e vital a todos os seres vivos.

NEI Meu Primeiro Passo:

Na turma do Jardim II foi trabalhado o projeto “Meio ambiente: Conscientizar, Preservar e Respeitar”. A partir do projeto, atividades e estratégias com o objetivo de refletir, propor, discutir e ampliar conhecimentos a respeito de uma prática pedagógica foram desenvolvidas.

Neste contexto, busca-se despertar a consciência de preservação ambiental com responsabilidade, demonstrando atitudes de cuidado, preservação e valorização do meio ambiente, com ênfase maior na importância da reciclagem, redução e da reutilização desses materiais. Dentre as estratégias desenvolvidas, a que teve maior interesse da turma foi a confecção de um painel com as lixeiras para a separação correta do lixo. No processo, as crianças colaram materiais alternativos, representando o tipo de lixo correto para cada cor de lixeira.

NEI Bom Sucesso:

Uma maquete foi realizada com os alunos do Jardim II B sobre as nascentes e preservação do Rio Camboriú e os cuidados com a água. Nesta mesma atividade os alunos confeccionaram um livro coletivo sobre a importância da água. A turma do Jardim I B produziu um jardim de temperos.

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril