Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Número de municípios catarinenses no Mapa do Turismo Brasileiro aumenta em 2017

Número de municípios catarinenses no Mapa do Turismo Brasileiro aumenta em 2017

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) finalizou nesta semana o cadastro de 67 novos municípios que manifestaram interesse em compor o Mapa do Turismo Brasileiro, além de renovar o cadastro de outros 184 junto ao Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo (MTur). Com o aval do Ministério, deverão constar no novo Mapa 251 municípios catarinenses, 36% a mais em relação ao de 2016.

O prazo para envio das informações ao ministério se encerraria no dia 31 de julho, mas foi prorrogado por uma semana a pedido do secretário Leonel Pavan. “Isso permitiu que a SOL concluísse os processos que estavam com alguma pendência e obtivéssemos este resultado que superou as nossas expectativas”, frisou Pavan.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para o MTur no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. “É preciso estar no mapa para ter acesso a essas políticas, mas também é importante para que o governo federal conheça o potencial turístico dos estados para planejar e dimensionar as ações focadas no desenvolvimento do setor”, explica o diretor de Políticas Integradas do Lazer da SOL, Carlos Cappelini. Com a atualização concluída, 85% dos municípios catarinenses farão parte do Mapa.

Para a gerente de Políticas de Turismo da SOL, Gisella Ribeiro, o crescente interesse dos municípios em participar das ações do Programa de Regionalização reflete o trabalho empreendido pela equipe da secretaria em parceria com as Instâncias de Governança Regionais (IGR). “A articulação com as Instâncias foi fundmental para o fortalecimento das atividades em todas as regiões turísticas e para partilhar as responsabilidades que envolveram o trabalho de atualização do Mapa”, destaca Gisella.

O diretor Carlos Cappelini acrescenta que fortalecer a parceria e a atuação das IGR é uma diretriz adotada pela secretaria, como forma de estabelecer uma ponte entre o Estado e os municípios. “Foram realizadas diversas reuniões, encontros e seminários para conscientizar os gestores públicos sobre a relevância do Mapa e do Programa de Regionalização para o desenvolvimento do turismo”.

Posts Relacionados

Os grandes nomes do marketing que estarão no Empreende Brazil Conference

Medidas preventivas para amenizar enchentes e inundações

Festival Conecta + reunirá grandes nomes da Comunicação e Desenvolvimento

Águas Azuis participa da SC Expo Defense 2024

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis