Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Ocorrências com águas vivas em Piçarras e Penha estão abaixo da média estadual

Um total de 6.665 ocorrências envolvendo águas-vivas foram registradas no fim de semana (14 e 15/01) em todo litoral do estado. O alto número levou o comando dos Bombeiros Militares a avaliar a possibilidade de instalar bandeiras de cores de lilás, indicando o alto risco de queimaduras devido à presença dos animais. Em Piçarras e Penha, o número de ocorrências está abaixo da média estadual e a adoção da medida está descartada.

– O Corpo de Bombeiros deve se reunir amanhã (dia 16) para fazer uma avaliação dos primeiros dias da Operação Veraneio e também discutirá a possibilidade de sinalizar com a bandeira lilás a praia que for atingida ou que tiver a presença desses seres – afirmou o Comandante da 1º Região, Coronel Cesar de Assumpção Nunes em comunicado enviado à imprensa no domingo (15) à noite.
De acordo com o coronel, nas ocorrências mais graves, o Helicóptero Arcanjo teve que ser deslocado até as praias para levar as vítimas de queimaduras até o hospital.

– Principalmente as vítimas que apresentam uma alergia muito forte, contraturas e principalmente o edema de glote, que isso provoca até o bloqueio respiratório – explicou.
Piçarras registra três ocorrências

No mesmo fim de semana, Piçarras foi a única cidade da região a registrar ataques de águas-vivas. Três ocorrências foram registradas na cidade, mas nenhuma com gravidade, segundo o tenente Felipe Daniel da Silva. Todas foram tratadas na própria praia e não houve necessidade de acionar uma ambulância.

Ainda segundo o tenente, Piçarras não deve receber as bandeiras lilás já que o número de ocorrências nas praias da cidade não é alto. Entre o dia primeiro ao dia 16 de janeiro, foram 32 ocorrências. Em Penha, no mesmo período, foram registradas dez ocorrências.

– São [ocorrências] pontuais. Não é uma área que chega a ficar imprópria para banho – explicou.
Primeiros socorros

Quem sofrer uma queimadura por água viva deve procurar um posto guarda-vidas. O tenente lembra que não deve lavar o local da queimadura com água doce. A recomendação é utilizar a água do mar e vinagre para aliviar a dor.

– Se a lesão for numa área muito área muito abrangente, todo o tronco, ou uma perna, por exemplo, a gente pede que vá para o um posto de saúde – explica.
A queimadura tende a desaparecer em um dia e somente em casos mais graves é necessário o atendimento médico.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril