Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Outubro Rosa: Balneário Camboriú promove ações de prevenção ao câncer de mama

A campanha Outubro Rosa, celebrada anualmente, conscientiza a sociedade a respeito do diagnóstico precoce do câncer de mama. Voltado para a saúde da mulher, o Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, oferta exames de prevenção do câncer de mama e de colo de útero, dispondo de especialistas em ginecologia e mastologia.

A moradora pode marcar o exame de mama via encaminhamento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. Já o preventivo é marcado diretamente no NAM, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Rua México, ao lado do nº 875 – Bairro das Nações. Em ambos, caso não tenha cadastro na rede municipal de saúde, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Ações do município

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde promove algumas ações alusivas ao Outubro Rosa. No dia 22 de outubro, às 14h, os profissionais de saúde do Hospital Municipal Ruth Cardoso passam por capacitação sobre câncer de mama (prevenção, diagnóstico, tratamento e como contribuir). A palestra ocorre no auditório do hospital e será ministrada pelas assistentes sociais Regina Maura Eid e Kalina Teixeira Simões, da Rede Feminina de Apoio Contra o Câncer.

No dia 23 de outubro, o Núcleo de Atenção à Mulher promove o “Dia D – Outubro Rosa”. A ação ocorre durante todo o dia de sábado, na própria unidade, com distribuição de cartilhas informativas a respeito do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama, além de pintura corporal, momentos de beleza, práticas terapêuticas com reiki, consultas de retorno para mastologia e ginecologia e exame preventivo feminino pré-agendado.

Como fazer o autoexame

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres. Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, é importante que a mulher pratique o autoexame.

O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, da seguinte maneira: Posicione-se em frente ao espelho; Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos; Levante um dos braços e apoie-o sobre a cabeça; Com a outra mão, examine a mama esquerda; Sinta a mama usando a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas; Faça movimentos circulares, de cima para baixo; Coloque as mãos atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo; Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção; Apalpe as axilas.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista na UBS do seu bairro ou no NAM. Para mais informações, o telefone do NAM é (47) 3261-6218.

Posts Relacionados

Fotos BFS – FORUM BC

Juntos de Novo | Camerata • Dazaranha • Quinteto S.A.

Itapema vai receber Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Vai dar praia? Confira como fica o tempo neste final de semana em SC

Mais da metade da população de Balneário Camboriú está totalmente imunizada

Procon notifica 3 mercados por irregularidades em Camboriú

Mutirão de agendamentos de exames de mama ocorre neste sábado

Galeria de Fotos Balneário Fashion Show – 21/10/2021

Voluntários da Câmara participaram do Pedágio da Rede Feminina de Combate ao Câncer

1º Seminário Catarinense de Voleibol traz grandes nomes do esporte para Itajaí

Curso de Enfermagem da UniAvan oferece exames gratuitos a mulheres

BC Vagas: 144 vagas de emprego abertas em Balneário Camboriú e região

Balneário Camboriú registrou 2 mortes por de Covid-19 nesta quarta

Vereadores de BC aprovam dois projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (20)

Ginástica Artística de Balneário Camboriú conquista vice-campeonato na OLESC

Camboriú abre inscrições para curso de pâtisserie

Camboriú terá horário estendido de vacinação contra a Covid nesta terça-feira (19)

Acompanhantes terão novo protocolo contra Covid-19 no Ruth Cardoso

Acidente com Jaguar quebrou poste em três partes na Rodovia Osvaldo Reis

Balneário Camboriú lança licitação do Réveillon 2021/2022; serão 8 balsas e 15 minutos de fogos