Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Outubro rosa: castração é a melhor forma de prevenir câncer de mama nos pets

A doença, na maioria dos casos, é diagnosticada em animais não castrados e outros fatores como envelhecimento ou questões hormonais

O mês de outubro é conhecido por ser o período em que acontece anualmente uma famosa campanha com o objetivo de alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Conhecido como “outubro Rosa”, a campanha começou na década de 90, nos Estados Unidos, e acabou sendo adotada por todos os países. O Instituo Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no país 66.280 novos casos de câncer de mama. Mas não são apenas os humanos que podem desenvolver essa doença, os pets também precisam de atenção e cuidado quando o assunto é esse tipo de câncer.

“É extremamente importante que o dono fique atento a sinais como rubor, calor e aumento de tamanho, que olhe com frequência as mamas, faça palpação, veja se existe alguma secreção anormal nelas, além de exames periódicos para ajudar a detectar precocemente um eventual tumor”, explica a médica veterinária da BotupharmaFernanda Cioffetti. Para não assustar os pets, o ideal é deixar para fazer essa avaliação durante um momento de descontração, como uma brincadeira rotineira, até para deixá-los acostumados a esse tipo de situação.

A doença na maioria dos casos é diagnosticada em pets não castrados e outros fatores como envelhecimento ou questões hormonais. Como o câncer de mama no início, pode não apresentar sinais muito evidentes, os exames de rotina podem ajudar na descoberta da doença e evitar que ele só seja descoberto em um estágio mais avançado. Para prevenir, a castração é a melhor opção.

“Estudos apontam que  castração, antes do primeiro cio, reduz à 0,05% as chances de uma cadela desenvolver um tumor mamário, o mesmo vale para gatas. ressalta Fernanda. Porém, cada caso precisa ser avaliado individualmente,  e que após o procedimento, é necessário cuidados pós-operatórios.

No caso das cadelas castradas com um ano, 95% não desenvolvem a doença. Já no caso das gatas castradas, a porcentagem fica entre 40% e 60%. Para tratar a doença, na maioria dos casos é feita uma cirurgia de retirada do tumor e da cadeia mamária como prevenção da ocorrência de novos tumores.

Portanto, a melhor forma de prevenir os pets dessa doença é avaliar com frequência as mamas dos animais, fazer exames periódicos com o médico-veterinário e a castração. Além disso, existem produtos indicados para serem utilizados após a retirada da cadeia mamária, confira:

Anti-inflamatório Botupharma Firovet Dog Pasta Oral

Anti-inflamatório não esteroide seletivo da COX-2 indicado para cães no tratamento de inflamações e para o alívio de dor pós-traumática e pós-cirúrgica, quando há acometimento de tecidos moles ou musculoesqueléticos.

Preço: R$58,50

Onde: www.petlove.com.br

Anti-inflamatório Botupharma Firovet Dog Injetável

Firovet Injetável é indicado para cães no tratamento de inflamações e para o alívio de dor pós-traumática e pós-cirúrgica, quando há acometimento de tecidos moles ou musculoesqueléticos.

Preço: R$82,95

Onde: www.reidosanimais.com.br 

Sobre a Botupharma 

A Botupharma foi fundada em 2010 a partir da união de médicos veterinários com décadas de experiência em pesquisas científicas relacionadas à biotecnologia animal. Em seu corebusiness, estão pesquisadores renomados trabalhando para desenvolver produtos inovadores. Seu parque fabril atende aos mais rígidos padrões de produção mundiais, garantindo alta qualidade e confiabilidade aos seus produtos.

Posts Relacionados

Black Friday no Balneário Shopping vai de 24 a 28 de novembro

Diário da Cidade

Roupa Nova lança compilado acústico para celebrar os 70 anos das telenovelas brasileiras

Diário da Cidade

Projeto registra memórias de contadores de histórias de Canelinha

Diário da Cidade

Menino de 13 anos realiza sonho através de curso de gastronomia

Ex de Eduardo Costa é fotografada na cama com outra mulher

Curitiba recebe a Fender Week 2021 com mais de 150 guitarras expostas

Diário da Cidade

Estúdio Nucci inaugura escritório em Balneário Camboriú

Diário da Cidade

Como driblar o melasma e curtir os dias quentes do ano sem machinhas no rosto

Diário da Cidade

Quiz: uma boa estratégia para motivar e checar o conhecimento do alunos

Do Sul do país para as bancas de todo o Brasil, a modelo Indianara Jung assinou contrato com a revista Sexy para seu primeiro ensaio nu

14ª Osterfest terá calendário estendido, ovo gigante, árvore de casquinhas e programação presencial em 2022

Desfile natalino e chegada do Papai Noel, neste sábado, marca a abertura do Natal no Garten Shopping

HUMBERTO GESSINGER VEM A CURITIBA COM NOVO TRABALHO

Casal compartilha vida em alto-mar a bordo de veleiro

Balneário Shopping apresenta a decoração de Natal assinada com exclusividade por Cecília Dale

Studio Z vai inaugurar mais uma loja em Balneário Camboiú

Campanha de Natal Fort Atacadista sorteia duas casas e 100 vales-compras

Morador de Balneário Camboriú ganha título de Mister Brasil Culture Kids

Havan Festival confirma Maiara & Maraisa, Luan Santana e Marcos & Belutti como novas atrações

Projeto Som&Sol agita Porto Belo na véspera do feriado

Diário da Cidade