Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Ozônio é importante aliado na desinfecção de ambientes com flexibilização do isolamento social

Com as recentes medidas para retomada das atividades econômicas e a ampliação da oferta da prestação comercial e de serviços em muitas cidades brasileiras, ambientes seguros e higienizados são fundamentais para controle da pandemia de Coronavírus

Um dos grandes desafios durante o processo de flexibilização das regras do isolamento social no atual estágio da pandemia de Covid-19 está em assegurar ambientes o mais desinfectados possíveis com o aumento de circulação da população.

Além da própria contribuição das pessoas nos cuidados com a higiene pessoal, o setor de comércio de serviços também está tendo que prover espaços com o máximo de segurança possível aos usuários e consumidores no quesito limpeza. Os cuidados básicos são amplamente conhecidos. Mas existem aliados eficientes e não tão conhecidos pelo público, empresários, comerciantes e prestadores de serviços.
Nesse cenário, o gás ozônio, conhecido há décadas como um poderoso desinfectante para vírus, bactérias e fungos, aparece como excelente opção. “Vírus encapsulados como o H1N1 e os da família Coronavírus não resistem à ação do ozônio, que destrói a camada lipídica protetora desses tipos de organismos”, explica o engenheiro Carlos Heise, diretor da Panozon Ambiental, que produz soluções e equipamentos com o uso do ozônio.

A empresa paulista, sediada em Piracicaba, que trabalha com ozônio há quase 20 anos, possui uma solução para higienização de ambientes variados, sejam eles hotéis, residências, hospitais, clínicas, restaurantes, lojas, veículos e lugares de grande circulação entre outros espaços. “Nós temos um aparelho que reduz o risco de contágio de doenças transmitidas pelo ar e superfícies contaminadas, oferecendo um ambiente saudável e seguro a todos”, destaca Heise.

Ele diz que seu uso é relativamente simples: “Primeiro, antes do início do uso do ambiente, os responsáveis pela limpeza devem retirar todas as pessoas e animais do local. Por ser um forte oxidante, durante a aplicação do ozônio, não deve haver pessoas ou animais no local. Para a aplicação ser mais eficaz, deve-se deixar as janelas e portas fechadas de forma que o ozônio fique confinado. Esse aparelho pequeno vem com um timer digital para 30 minutos (período ideal, por exemplo, para oxi-sanitização de carros), 60 minutos (tempo suficiente para ambientes), 2 e 4 horas. Ao final deste tempo, o equipamento desliga automaticamente. O ozônio fica no ar durante muitas horas, portanto quanto mais tempo o local ficar fechado e mesmo após desligado o gerador, maior será a eficiência no processo de desinfecção”.

Heise lembra a necessidade de que se ventile o local após a ozonização até o cheiro deste gás se dissipar. “A partir daí o local estará desinfetado e pronto para uso, recebendo pessoas. Um dos modelos é produzido e dimensionado para ambientes de 36 metros cúbicos. Já uma outra versão do mesmo equipamento é dimensionada para ambientes de 72 metros cúbicos. Também possuímos soluções com aparelhos de maior porte para grandes ambientes”.

E ele enfatiza: “Temos dezenas de aplicações e aparelhos para tratamento de água e ar com ozônio. Este gás tem a capacidade de fazer a diferença no quesito desinfecação, limpeza e segurança, especialmente neste período em que isso é fundamental para toda a população frente ao controle da pandemia de Coronavírus”, aponta o engenheiro.

O empresário Fernando Negreira, da rede de hotéis Buenas, de São Paulo/SP, comenta sobre a adoção da solução com ozônio para ambientes da Panozon: “Já usávamos a solução há alguns anos pela eficiência para retirar odores. Agora, com essa reabertura da hotelaria na volta e retomada de atividades, nós temos tomado todas as providências necessárias na questão de segurança e sanitização dos ambientes do hotel. Pesquisamos no mercado e vimos que o ozônio tem um potencial muito grande para limpeza de ambientes em relação aos vírus. Então temos utilizado, após a saída dos hóspedes, o aparelho conectado por uma hora e como ele vai pelo ar acaba sendo bem eficiente em pulverizar todo o ambiente. O resultado tem sido interessante, temos visto que a sua utilização deixa os hóspedes mais tranquilos, a nossa equipe mais tranquila, obviamente usando todos os EPIs além de toda a recomendação habitual de distanciamento, lavar as mãos e uso de álcool adequado”.

ACADEMIAS E PISCINAS – Muitas cidades pelo Brasil já liberaram inclusive o retorno das atividades em academias com limitações do percentual de usuários em função da área de atividades. A empresa de Piracicaba é pioneira do país na utilização do ozônio para piscinas.
“Temos soluções para piscinas residenciais e de uso público (clubes, academias e condomínios). O ozônio traz inúmeras vantagens, pois além da desinfecção da água da piscina, ele não agride os olhos, não resseca o cabelo e a pele, não tem o cheiro característico do cloro e é mais sustentável uma vez que ele utiliza o oxigênio e o subproduto final é apenas o próprio oxigênio”, ressalta Heise. No caso de piscinas residenciais, o ozônio pode inclusive substituir o cloro (a desinfecção com gás é 3.000 vezes mais rápida que aquela feita com cloro).

Posts Relacionados

Gama Academy realiza semana gratuita de capacitação para Carreiras Digitais

Diário da Cidade

Saneamento: entre a lei e a realidade, por Luiz Pladevall

Lu, do Magalu, se aproxima dos clientes e registra 8,5 milhões de interações ao mês com inteligência artificial de IBM Watson

Chegada da primavera acende alerta para aumento de casos de catapora

Estudo clínico da vacina AZD1222 é reiniciado no Brasil

ESET alerta sobre roubo de dados bancários de jogadores de Fortnite e outros games online

Vencedores do 2º Desafio COLETIVO de inovação no transporte público serão escolhidos nesta sexta-feira

Diário da Cidade

Pesquisa aponta que 85% dos pais brasileiros não acreditam que escolas estão preparadas para ensino remoto

Coca-Cola FEMSA Brasil transforma seu edital ‘Ideais para um mundo melhor’ em instrumento de apoio ao combate da Covid-19

Agosto Branco: a importância da conscientização do câncer de pulmão

Ambev abre inscrições para Programa de Estágio em todo o Brasil

Empresas do segmento de mobilidade discutem impactos da Covid-19

Volta às aulas exigirá cuidado com emocional de alunos e professores

Correios negocia Acordo Coletivo de Trabalho em meio à pandemia

Uber inclui categoria de táxi no aplicativo para ampliar opções da plataforma

Procurações para Prova de Vida ao INSS agora podem ser feitas online nos Cartórios de Notas

Agência A+ realiza campanha de arrecadação em prol da causa do câncer infantojuvenil

Taurus doa 5 mil testes rápidos de COVID-19 para São Leopoldo

Diário da Cidade

Align Technology Doa 32 mil Protetores Faciais para Hospitais do Brasil

Diário da Cidade

Exposição de casos de assédio em escolas não resolve problema

Diário da Cidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: