Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Brinde ao surfe catarinense

Brinde ao surfe catarinense

Surfesta reúne legends do surfe catarinense dos anos 1980 em noite de gala em Floripa (SC).

Organizada pelo jornalista Máurio Borges, a segunda edição da Surfesta rolou na última quinta-feira (27/7), no John Bull, em Florianópolis (SC).

 

No mês de junho, os homenageados foram os personagens da fase embrionária, os pioneiros do surfe catarinense. Já nesta edição, dedicada aos destaques dos anos 1980, foram celebrados lojistas, shapers, fabricantes e jornalistas que impulsionaram o mercado durante a década colorida.

 

Foram homenageados nomes como Avelino Bastos (Tropical Brasil), Geraldo Rinaldi (Bali Light) e os irmãos Martins, das lendárias Martins Surfboards, de Balneário Camboriú.

Ainda Marcello Fernandes (Mar Cristal) e Osmar Guilherme (Marambaia); os lojistas Fernando Mansur (Waimea), Neném da Costão e Waldir Pinguim, da Pinguim Surf Shop. Além deles, Jackie Rosa, apresentadora do programa Top Jovem na extinta TV Cultura, a dupla Pena e Zeca – apresentadores do programa Sincronia Total e Esportes Radicais na Antena 1 FM – e Ledo e Atilla Sbruzi, da Revista Inside – representados por Simone Ronchi, esposa de Ledo [in memorian] -, também receberam suas ‘quilhas’.

 

Os anos 1980 foram fundamentais para a organização do surfe no Brasil e Santa Catarina se tornou referência nacional na produção de bons campeonatos. Por aqui, foram disputados Floripão 82, 83 e 84, Primaverão 82, 83 e 84, Taça Energia 84, os festivais Olympikus de 82, 83 e 84, além dos Op Pro de 85, 86,8 7 e 88 e os internacionais Hang Loose Pro Constest de 86, 87, 88 e 89, alguns organizados pela Master Promoções, nas pessoas de Flávio Boabaid e Roberto Perdigão, além do baixinho Edison Costa, o popular Dedinho.

 

E para que tudo desse certo, o suporte político do então prefeito e depois governador Espiridião Amim foi fundamental. Todos marcaram presença na noite memorável que reuniu também os fundadores das primeiras associações de surfe locais: Ataíde Silva (Campeche), Bira Schauffert (Barra da Lagoa), Orlando Lins e Lúcio Bento (Matadeiro).

 

Na oportunidade, também foram homenageadas a surfista americana Barbara Baptista – que veio morar em Florianópolis em 1974 e foi a primeira surfista no estado – e Ligia Ramos, primeira competidora do circuito catarinense de 1980. Ligia e seu marido Beto Guzzo, proprietários da Trapiche Boutique, montaram a primeira equipe do surfe e foram saudados pelo público, que também aplaudiu efusivamente Regina Orofino Krueger, esposa de Lars Krueger [in memorian], um dos pioneiros do surfe em Santa Catarina.

 

A festa varou a madrugada ao som de muito reggae, ska e surf music. A terceira e última edição da Surfesta acontece no dia 31 de agosto, também no John Bull, e irá homenagear as personalidades dos anos 1990, e dessa forma fechar com chave de ouro esse projeto especial, que tem como objetivo produzir o livro e um documentário que irá contar a história de mais de 50 anos de muito surfe pelo litoral catarinense.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina