Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Pedidos de novos passaportes crescem 35% no posto da Polícia Federal do Itajaí Shopping

A retomada econômica impulsionada pelo avanço da vacinação em massa no Brasil gerou um crescimento na procura por emissão e renovação de passaportes em Itajaí e região. No primeiro semestre de 2021, o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal localizado no Itajaí Shopping registrou um salto de 35% nas solicitações em relação ao segundo semestre de 2020.

O índice reflete parte da demanda reprimida no turismo nacional e internacional, que ficou estático por praticamente um ano devido às restrições sanitárias. O agente responsável pelo Posto da Polícia Federal no empreendimento, Rafael Costa Firpo, explica que a emissão do documento deve ser agendada exclusivamente pelo site da Polícia Federal no https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do com tempo médio de espera de 5 dias para o atendimento presencial.

Após o comparecimento do requerente ao posto do Itajaí Shopping, o documento leva em torno de 6 dias úteis para ficar pronto. Para garantir a segurança do público e dos agentes, a Polícia Federal segue à risca os protocolos de saúde determinados pelos decretos governamentais, incluindo uso de máscaras e luvas descartáveis, distanciamento mínimo, e disponibilização de álcool gel em todas as mesas de atendimento e na entrada da sala de espera.

Procura por vistos

De forma gradual, o público também começa a procurar pelo serviço de assessoria especializada em emissão de vistos. No Itajaí Shopping, a Resolv Vistos atende quem necessita de apoio para obter a permissão de entrada em países como Estados Unidos e Canadá. “Aos poucos, as pessoas começam a se organizar para emitir ou renovar o visto para viajar nos próximos meses”, explica Bruna Oliynik Torneiro, sócia proprietária e consultora de vistos consulares da Resolv.

Há 20 anos no mercado, a empresa ajuda os viajantes a montarem todo o processo, incluindo o preenchimento do formulário nas normas que o consulado exige, o agendamento da entrevista, a análise do perfil, a lista de documentos, dicas e instruções para a entrevista, e o acompanhamento da chegada do passaporte com o visto. Em caso de renovação para os Estados Unidos (vistos vencidos a menos de 48 meses) não é necessário que o passageiro se apresente para a entrevista no consulado americano. “No momento, estão acontecendo as entrevistas para vistos de estudantes e vistos de urgência aos Estados Unidos. Para vistos de turismo, os processos estão levando mais tempo do que o habitual, por isso é importante se organizar o quanto antes”, alerta Bruna.

Em caso de famílias, é possível agendar as entrevistas de uma só vez, o que também pode facilitar a aprovação do visto, dependendo do caso. Segundo a consultora, o primeiro passo é fazer ou renovar o passaporte e verificar se o país pretendido exige o visto. No caso do visto americano, por exemplo, o caminho inclui preencher o formulário DS-160, pagar a taxa consular no valor de 160 dólares, agendar a entrevista no consulado dos Estados Unidos (São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife), separar os documentos e comparecer no dia agendado para entrevista. “Além de todos os trâmites burocráticos citados, a Resolv do Itajaí Shopping também ajuda na escolha de hotéis próximos aos consulados e dicas para entrevista, a exemplo de como se portar e o que vestir quando for ao consulado”, finaliza.

A rede de serviços do Itajaí Shopping é completa e conta ainda com a ShopTur, agência de viagens para compra de passagens nacionais e internacionais, e a Confidence Câmbio, que atende a demanda de viajantes para diferentes destinos com troca de moedas como dólar, euro e pesos, além de transferências internacionais.

Posts Relacionados

Sessão extraordinária desta sexta (22) terá em pauta doação de terreno para construção da sede da AMA

Mastologista do Hospital Marieta reforça estudo recente que aponta queda no número de mortes por câncer de mama com a realização anual da mamografia

Voluntários da Câmara participaram do Pedágio da Rede Feminina de Combate ao Câncer

“Políticas Públicas para as Mulheres” será tema de Audiência Pública na quinta-feira (28)

Hospital Marieta testa tecnologia cirúrgica com vídeo em 3D

Legislativo e RFCC chamam atenção para o Outubro Rosa e Pedágio Solidário

Semasa lança portal com informações sobre as obras de esgoto

Prefeito e vereadores cobram recursos no Congresso e Ministérios

Diário da Cidade

Águas de Penha apresenta proposta para implantar sistema de tratamento de esgoto na praia de São Miguel

Psicólogo do Hospital Marieta dá cinco dicas para reconhecer sinais de pressão em si próprio e nas pessoas ao seu redor

Loja da Águas de Penha tem novo horário de atendimento ao público

Coordenadora do CAPS detalha ações do “Setembro Amarelo” na tribuna

Zera Dívida possibilita quitar ou renegociar débitos da conta da Águas de Penha

Parceria entre Águas de Penha e Digital Innovation One disponibiliza bolsa de estudos na área de tecnologia

Concessionária de água faz mutirão em Penha para cadastro de famílias na Tarifa Social

Vereadores rejeitam veto e aprovam dois projetos de lei em pauta

Afluentes Virtual estabelece conexão com lideranças comunitárias em Penha

Investimentos em tecnologia reforçam monitoramento do abastecimento de água em Penha

Security quer fechar novos clientes do setor portuário de Itajaí (SC)

Itajaí Shopping se transforma em um dos mais completos hubs de serviços de Santa Catarina