Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Penha: Aluna de 15 anos prepara peça de teatro sobre luta contra o câncer

Com apenas um mês de participação no curso de teatro do Departamento de Cultura local, a versatilidade e a veia criativa de uma aluna de Penha já foram notados pela coordenação do curso, e viraram o convite para um desafio que ela já aceitou: Brenda Aparecida dos Passos, que é também aluna da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, no centro da cidade, já está desenvolvendo o roteiro de uma peça teatral.

O pedido veio da atriz e professora do curso mantido pela Prefeitura, Sabrina Vianna, que viu em Brenda o talento de contar histórias. “A professora pediu para que falássemos, no curso, dos heróis de Penha, e eu criei uma história espontânea. Ela gostou e me convidou a desenvolver a peça”, detalhou a jovem aluna e futura roteirista e atriz.

Brenda frisa que tem notas boas em Língua Portuguesa, e gosta muito de escrever. “Mas eu preciso ler mais”, reconhece. A princípio, a trama de Brenda focará a história de uma menina paciente de câncer e sua luta pela superação da doença. “Mas não terei muitos personagens, e vou abordar a relação dela com os amigos, o apoio das amizades verdadeiras, a autoestima”, adianta ela, frisando que buscará dar uma versão positiva dessa luta pela vida.

A professora e atriz Sabrina vai supervisionar todo o texto e formatar as falas dos personagens do decorrer da história – o texto do teatro é diferenciado do de um romance, por exemplo – e Brenda ganhou como prazo pouco mais de um mês para desenvolver a trama.

Sabrina observa que a intenção é apresentar a peça no 1º Festival de Teatro Escolar que o Departamento de Cultura e a Secretaria de Educação de Penha preparam para outubro próximo, nas escolas da rede municipal. A atriz também cuidará de direção, figurino, entre outros itens, junto de seus colaboradores na arte dramática.

Brenda cita o apoio recebido da mãe Michele e também de toda equipe do curso de teatro. A estudante gosta e aprova as ações culturais nas escolas, pois também quer atuar na sua própria peça, e já participa do corpo coreográfico da Fanfarra Municipal de Penha (Famupe).

O curso de teatro oferecido pelo Departamento de Cultura de Penha começou a formar talentos em outubro do ano passado, segundo informam a diretora de Cultura Cida Correia e a secretária Iolanda de Souza Amaro.

32 alunos
Com 32 alunos divididos em turmas pela manhã, tarde em noite, o curso ministrado por Sabrina Vianna serve como base para preparar novas peças teatrais – que aproveitarão o potencial de parte dos alunos de Penha – e também o 1º Festival de Teatro Escolar.

De acordo com Sabrina, estão em fase de preparação as peças “Amores Desnecessários” e “Saltimbancos” – essa última, uma nova e livre montagem da peça de Chico Buarque. A peça da jovem Brenda será a terceira a ser encenada.

A atriz, egressa do Beto Carrero World, tem 20 anos de experiência no teatro. Carioca, formada pela UNIRIO, Sabrina já produziu e participou de musicais, óperas-rock, estudou canto lírico e mora desde 2014 em Penha, já que participou do musical “Sonho de um Caubói”.

Posts Relacionados

Jaraguá sedia congresso de estética e beleza

Grupo HARD investe R$17 milhões em sua segunda unidade industrial e de distribuição

Senar/SC oferece mais de 400 capacitações gratuitas em março

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Credifoz conquista marco histórico de 100 mil cooperados

Sinais de alerta com a saúde mental das crianças

CDL se une a Gazz Company, maior rede de gestão da área, e lança programa voltado para donos de bares e restaurantes de Joinville

Programa Terra Boa 2024 será lançado na próxima quarta-feira, no 25º Itaipu Rural Show

IFC Blumenau tem vagas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

A importância do Legal Design e Visual Law no ambiente jurídico