Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Pequenos negócios terão Sociedade de Garantia de Crédito em 2017

Em breve, os pequenos empresários catarinenses terão mais uma alternativa que facilita o acesso ao crédito. A SOCIEDADE DE GARANTIA DE CRÉDITO SANTA CATARINA (SGC) – SC GARANTIAS está em andamento e deverá iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2017. O foco é o microcrédito catarinense. A iniciativa é da Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (AMCRED), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Ocips) e Sebrae/C.

O objetivo é fomentar o desenvolvimento de Santa Catarina e facilitar o acesso ao crédito por meio do complemento das garantias exigidas pelas instituições financeiras, para os pequenos negócios. A SGC também oferecerá outros benefícios aos tomadores de crédito como consultoria empresarial e capacitação. Também induz a prática de menores taxas de juros em função da redução do risco da operação e oferece maiores prazos de pagamento. Para as instituições financeiras os benefícios incluem garantia líquida e certa e redução de custos da análise de riscos.

Para o presidente da Credioeste (Ocip de Chapecó), Ivonei Barbiero, a SGC representa um avanço para a área de microcrédito. “Santa Catarina se destaca por ser o primeiro Estado a ter o fundo garantidor no País com a parceria do Sebrae/SC. A SC Garantias é a única específica para o microcrédito e terá atuação em todo o território catarinense. A ideia é que o fundo garantidor elimine em até 80% o aval”, observa.

Caracterizada como uma organização sem fins lucrativos, criada para atender empreendedores formais e informais, a Credioeste libera, em até 24 horas, os financiamentos de até 10 mil reais com pagamento de 6 a 24 meses. “Nosso objetivo é fomentar os micro e pequenos empreendimentos, informais e formais, visando melhorar a renda das famílias e manter ou aumentar os postos de trabalho”, ressalta Barbiero. 

Criada em 1999, no município de Chapecó, a agência de microcrédito conta com três postos avançados de atendimento: Pinhalzinho (SC), Nonoai (RS), que atende o norte do RS, e Passo Fundo (RS). Considerado o mais recente investimento da Credioeste, o posto avançado de Passo Fundo iniciou sua operação em abril deste ano e representou uma importante evolução para ampliar a atuação no mercado e fortalecer não somente as ações da agência, como também possibilitar o crescimento dos pequenos negócios do município por meio da liberação de microcrédito.

Posts Relacionados

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista