Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Pescadores artesanais amanhecem à espera das tainhas em Balneário Camboriú

Era seis horas da manhã quando o som dos portões do rancho rompeu o silêncio na tranquila Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú. Poucos homens observavam o mar, com feições confiantes, às vezes apreensivas e conversavam sobre amenidades enquanto o vento frio invadia a orla ainda escura.

O cheiro de café fresco que a pequena casa de madeira exalava anunciava uma nova pesca na alvorada. Desde o último domingo, quando a captura da tainha está liberada para eles, pescadores artesanais dedicam boa parte de seu tempo para o mar. Mais homens se aproximavam, enquanto outros deslizavam um dos barcos do rancho em direção ao mar.

Paciência e respeito. A generosidade do mar condiciona o exercício da tradição. Com os barcos já preparados na faixa de areia, olhares atentos tentavam captar qualquer sinal de um possível cardume.

Os primeiros raios de sol não ofuscaram a vista dos pescadores e a areia fofa não impediu que eles corressem em direção às embarcações assim que um peixe saltou no horizonte. Em poucos instantes um barco já preparava o cerco e mais homens surgiam dos caminhos estreitos da restinga, alguns com uniformes e a caminho de seus empregos. Neste momento, as tainhas passam a fazer parte do trajeto até o serviço.

Com as redes na água e as faces iluminadas pelo sol, a puxada começa. Mais de 60 mãos se empenham em receber o presente que o mar ofereceu. Aos poucos as boias encostam-se à areia, a malha começa a emergir e finalmente os peixes chegam até a praia.

O ciclo recomeça. Olhos vigilantes e pés dispostos, assim como fizeram tantas outras gerações anteriores

Alguns homens prontamente começaram a recolher as redes e os barcos, outros faziam a contagem. Os que interromperam a manhã para ajudar receberam um peixe como gratidão e seguiram. Os pescadores da Praia de Taquaras permanecem na praia com o dia já amanhecido e o ciclo recomeça, olhos vigilantes e pés dispostos,  assim como fizeram tantas outras gerações anteriores.

 

Fotos e texto por Lucas Correia

 

Posts Relacionados

Jaraguá sedia congresso de estética e beleza

Grupo HARD investe R$17 milhões em sua segunda unidade industrial e de distribuição

Senar/SC oferece mais de 400 capacitações gratuitas em março

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Credifoz conquista marco histórico de 100 mil cooperados

Sinais de alerta com a saúde mental das crianças

CDL se une a Gazz Company, maior rede de gestão da área, e lança programa voltado para donos de bares e restaurantes de Joinville

Programa Terra Boa 2024 será lançado na próxima quarta-feira, no 25º Itaipu Rural Show

IFC Blumenau tem vagas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

A importância do Legal Design e Visual Law no ambiente jurídico