Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Pesquisa da Avantis mostra descontentamento da população de Balneário Camboriú com Dilma Rousseff

De olho no instável momento político que o Brasil vive, a Faculdade Avantis acaba de finalizar pesquisa com os moradores de Balneário Camboriú para avaliar como a presidente Dilma Rousseff é vista por eles. Apesar de estar atualmente afastada e respondendo a um processo de impeachment, ainda existe a possibilidade de Dilma Rousseff voltar ao poder. A pesquisa foi realizada nos meses de março e abril de 2016, sob coordenação do professor Thiago Santos, que responde pelo IPA – Instituto de Pesquisa Avantis,  e ouviu 400 eleitores da cidade, sendo a maior parte deles do sexo masculino, com grau superior incompleto e pertencentes da classe C.

A pesquisa identificou um descontentamento da população em relação ao governo Dilma Rousseff e uma preocupação geral em relação ao futuro do Brasil. O questionário trazia afirmações no qual os entrevistados emitiam a sua opinião através de notas de 1 a 5: onde a nota 1 significava que eles discordam muito e a nota 5 que concordavam muito.

A afirmação com a menor média encontrada (1,83), mensurou a imagem de confiança da presidente, onde a maioria discordou que a presidente possui tal característica. A maior média encontrada no questionário aplicado foi de 3,54, e trazia a afirmação de que Dilma é falsa e corrupta. Entre os outros questionamentos, a maioria dos eleitores discordou também que Dilma seja honesta e fiel (1,86), amiga de todos (1,885), simpática e divertida (1,9), sincera (1,907), séria (1,935), com boa reputação (1,99),  visionária (2,002) e respeitosa (2,08).

Com os resultados encontrados pelo IPA, em parceria com as alunas Rafaella Pereira e Marianne Bernardes, o professor Thiago Santos afirma que os eleitores pesquisados mostraram um descontentamento com a presidente, o que de fato já era um aspecto esperado pelos envolvidos, diante de tantas acusações noticiadas pela mídia e pelas manifestações nas ruas do país. A pesquisa, que tinha o objetivo principal de analisar a Imagem Política da pessoa Dilma Rousseff, apontou resultados extremamente negativos em todas as afirmações e por parte de todos os grupos sociodemográficos.  Quando analisamos a imagem política de uma pessoa, podemos verificar – a partir de fotografias no instrumento de pesquisa –  a percepção da população em relação à postura, vestimentas, expressões e até mesmo algumas lembranças (positivas ou negativas) das atividades de tal pessoa. Vale destacar que os dados foram coletados antes do processo de impeachment, o que pode comprovar a falta de confiança pelos seus eleitores”, finaliza. 

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo