Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Pomerlamm Fest anima Pomerode nos dias 19,20 e 21 de agosto.

Cerca de 15 mil visitantes estão sendo esperados para a ocasião, que contará com diversas atrações para diversão de toda a família.
Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil  e faz jus a fama, visto que a maioria dos seus descendentes é de origem alemã. Alguns ainda falam mais o idioma alemão do que o português. Porém, mesmo assim, também abriga outras tradições que atraem milhares de turistas todos os anos. Um dos eventos mais conhecidos e que, na edição deste ano, deve receber cerca de 15 mil visitantes,  é a 7ª Pomerlamm – Festa do Borrego, que vai acontecer nos dias 19 a 21 de agosto, no Pavilhão de Eventos. A festa é uma organização dos criadores do Testo com o apoio da Associação Visite Pomerode. O objetivo da festa é de preservar as tradições e apresentar ao público apreciador uma gastronomia típica com pratos a base de cordeiro e também alemã.
Além disso, segundo Edson Baehr, que faz parte da comissão organizadora, é importante frisar que se trata de uma festa voltada para a família. “Teremos atrações para todas as idades. Queremos que as famílias se divirtam juntas na nossa festa”, declara. Paralelamente às diversas atrações que haverá para os adultos, também faz parte da programação um parque de diversões para os pequenos. Além disso, haverá exposição de animais e dois grandes bailes com a presença das bandas Garotos de Ouro e Corpo & Alma.
Borrego  

Você sabe qual a diferença entre cordeiro, borrego e carneiro? Na verdade, trata-se do mesmo animal, em idades e gêneros diferentes. A carne de ovino é uma das mais admiradas na gastronomia nacional e muito consumida na Europa.  Apresenta o mesmo valor calórico da carne bovina, mas tem uma vantagem: é mais digestível. De acordo com a idade, a carne apresenta diferentes características e, por isso, tem algumas classificações. O mais novo e apreciado é o cordeiro, que tem até sete meses de idade, independentemente do sexo. A carne é de textura lisa e sua coloração é rosada. A seguir, vem o borrego, entre sete e 15 meses. A carne ainda é macia, mas a cor já é mais forte, avermelhada. A terceira classificação é o capão. Trata-se do macho com mais de 15 meses, castrado ainda quando cordeiro. A coloração da carne é vermelha intensa.

As duas outras classes são a ovelha – fêmea adulta com idade acima de 15 meses –  e o carneiro –  macho adulto, não castrado, com idade superior a dois anos. A carne já não é mais tão atraente porque é mais dura, apresenta uma gordura amarelada e o sabor é mais acentuado. As carnes de ovelhas e carneiros são mais utilizadas para o preparo de embutidos. Esta carne combina com diversos acompanhamentos e faz casamento perfeito com o vinho.
7ª Pomerlamm – Festa do Borrego
Data: dias 19,20 e 21 de agosto
Local: Centro de Eventos de Pomerode
Ingresso: R$ 5,00 e para os bailes, quem entrar depois das 20h, custa R$ 20,00
Contatos: Edson (47) 9103-2218 e com Quinze (47) 9117-4413 e 9772-0285

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores