Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Ponte Dr. Dalmo Vieira será inaugurada neste sábado

Mais uma importante obra de mobilidade urbana será entregue à comunidade. Neste sábado (11), vai ser inaugurada a Ponte Dr. Dalmo Vieira que liga os bairros Dom Bosco e Cidade Nova através das ruas Jacob Ardigó e Otto Hoier. A partir das 11h, haverá uma extensa programação cultural, recreativa e esportiva que integram as comemorações dos 156 anos de Itajaí. Toda a comunidade é convidada para participar desta festa.

A ponte Dr. Dalmo Vieira deve reduzir cerca de 30% o trânsito de veículos nas avenidas Nilo Simas e Adolfo Konder. Além disso, deve diminuir de forma considerável o trânsito na rotatória do Vanolli e na Avenida Abrahão João Francisco, principalmente na região do Terminal. A nova ponte tem 80 metros de extensão por 16 metros de largura, 35 metros de vão livre, duas pistas para veículos com cinco metros de largura cada uma, e passeio de três metros de cada lado para pedestres e ciclistas.

Para a construção da ponte foram necessárias outras obras de infraestrutura nos bairros Dom Bosco e Cidade Nova. No Dom Bosco, foi feita toda a contenção com gabiões da vala da Rua Jacob Ardigó e construídas duas galerias para garantir uma vazão contínua ao curso d’água. Em seguida a rua, que não tinha saída para a Rua José Pereira Liberato, foi prolongada e pavimentada, e recebeu iluminação para aumentar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. Na margem do Cidade Nova também foi necessário prolongar a Rua Otto Hoier e implantar iluminação. Também foram feitas novas rotatórias necessárias para o acesso ao local e construída uma nova praça com parque infantil e Academia ao Ar Livre. Foram investidos R$ 9,5 milhões com recursos municipais e do PAC.

Festa de Inauguração

A partir das 11h, o projeto “Culturada”, da Fundação Cultural de Itajaí, será realizado na praça da ponte Dr. Dalmo Vieira. Vai ter artesanato, produtos coloniais e exposições. Também vai ter atividades recreativas para crianças, música com a banda GT 80 e apresentação do karatê e da capoeira da FMEL.

Dalmo Vieira

Passada mais de uma década da morte de Dalmo Vieira, o advogado e jornalista itajaiense fundador do jornal Diário do Litoral, o Diarinho, é homenageado com o nome da ponte que liga os bairros Dom Bosco e Cidade Nova.

O itajaiense mudou o rumo do jornalismo catarinense. Em 1979, prestes a completar 50 anos, Dalmo parou de defender o direito das pessoas como advogado da maior banca trabalhista de Santa Catarina e resolveu amplificar a voz do povo nas páginas do primeiro jornal diário da região. O jornal imprimiu em suas páginas a língua falada nas ruas, para contar as notícias que interessavam a comunidade.

Filho único do taxista Galdino Jerônimo Vieira e da dona Erotides, Dalmo Vieira cursou Direito na Universidade Federal do Paraná, fez três pós-graduações e se especializou em direito do Trabalho, Tributário e Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica – PUC, de São Paulo (SP). Foi eleito vereador em 1962, tendo representado os itajaienses de 1963 a 1967.

Dalmo Vieira estava em Barcelona, na Espanha, quando faleceu em 22 de março de 2004, dois dias antes de completar 75 anos. Foi vítima de uma pancreatite aguda que fez com que seu pâncreas parasse de funcionar de repente.

Posts Relacionados

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio