Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Porto Belo realiza abordagens à pessoas em situação de rua

Colocando em prática o que foi planejado em reuniões anteriores, a Administração Municipal de Porto Belo através da Secretaria de Assistência Social, com apoio de outras secretarias, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizou nesta segunda-feira (27) abordagens à pessoas em situação de rua no Município.

Durante as abordagens, as assistentes sociais que acompanhavam aproveitaram para questionar o interesse das pessoas em iniciar tratamento antidrogas e contra o alcoolismo, ou voltarem para suas cidades e para o convívio familiar.

Também foi realizado um cadastro das pessoas e solicitado a documentação de cada um. Cerca de 10 pessoas foram abordadas nesta primeira etapa da ação, entre homens e mulheres, estando a maioria na faixa dos 40 anos.

De acordo com o secretário de Assistência Social Magno Munoz, as abordagens foram realizadas buscando proporcionar às pessoas uma chance para saírem das ruas, sempre respeitando o direito de ir e vir de cada cidadão.

“Estávamos preparados para o acolhimento e encaminhamentos necessários. O cadastro dessas pessoas é importante para que tenhamos, enquanto Secretaria de Assistência Social, uma noção de quem são e qual a real situação de cada um. Também nos preocupamos, enquanto Administração Municipal, de pontuar os locais onde há maior incidência de pessoas em situação de rua, para facilitar futuras ações.” – destaca Magno.

O ponto alto da ação ocorreu nas instalações onde seria o futuro Centro Comunitário da cidade, no bairro Perequê. A obra inacabada já estava com a estrutura comprometida e servia de abrigo para dois casais que acumulavam móveis e outros objetos.

A Secretaria de Obras, juntamente com a Vigilância Sanitária realizou a limpeza do local. Pertences pessoais, como documentos, foram entregues aos moradores que negaram a ajuda da Assistência Social.

No local haviam quatro filhotes de cachorros, que foram recolhidos e levados para o Centro de Castração da cidade para acompanhamento veterinário e posteriormente, serem encaminhados para doação.

A estrutura foi fechada até que se tenha um laudo oficial da Secretaria de Planejamento sobre a real situação da obra.

O prefeito do Município Emerson Stein destaca a importância da atenção para com as pessoas em situação de rua. “Estamos dando a chance de eles saírem das ruas. Claro que não podemos interferir nos seus direitos, mas nosso objetivo é incentivá-los a melhorar a situação em que se encontram hoje”.

“O prédio público que servia de abrigo será trancado para que não tenham mais acesso, eles estavam numa situação completamente insalubre para a vida humana, dormindo junto à ratos e fezes de animais. É importante também que saibamos quem são essas pessoas, através do cadastro e com apoio da Polícia Militar conseguimos identificar pessoas com passagens pela polícia ou até mesmo mandado de prisão em aberto. Esta é uma ação em conjunto, feito com muita responsabilidade e cuidado e estamos satisfeitos com os primeiros resultados” – diz Emerson.

Outra ação semelhante aconteceu na noite desta segunda-feira, buscando complementar a abordagem realizada pela manhã.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril