Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Pranchas de comunicação alternativa são utilizadas com pacientes internados na UTI

Para facilitar a comunicação com os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Ruth Cardoso e Centro de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus, na sexta-feira (17), os profissionais de saúde começaram a utilizar pranchas de comunicação alternativa, que proporcionam a possibilidade dos pacientes expressarem o que sentem e as suas necessidades.

O enfermeiro e coordenador da UTI, Wilem Daminelli, explica que a dificuldade de se comunicar pode estar associada pelo próprio adoecimento do paciente, ou estar relacionada à intubação e à traqueostomia, ou outras dificuldades de comunicação pré-existentes. “Na maioria das vezes, esses casos são encontrados em unidade de cuidados intensivos, o uso das pranchas de comunicação alternativa farão com que o cuidado realizado fique mais amplo e humanizado, atendendo as necessidades básicas humanas”, afirma.

As pranchas são impressas frente e verso, sendo um dos lados com letras e números e, do outro, com figuras. Desta forma, elas permitem que o paciente internado faça e responda perguntas simples feitas pelos profissionais, comunique seus sentimentos, etc.

Este é um projeto desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que disponibilizou estas pranchas na internet para serem impressas pelos profissionais de saúde de todo o Brasil.

Posts Relacionados

Planejamento estratégico, investimentos em infraestrutura e ESG serão debatidos em congresso do setor portuário em Balneário Camboriú (SC)

Homem é detido por furto em Balneário Camboriú pela segunda vez em menos de 10 dias

Confira como ficará o trânsito em Camboriú durante o 39º Congresso dos Gideões

Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h

Câmara de BC: vereadores discutem Parque Linear e Novo Marambaia na sessão desta terça-feira

Home & Decor – Feira de Móveis, Imóveis e Decoração acontece em maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: inscrições abertas para capacitação sobre enquadramento hídrico

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo