Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Prefeitos e Prefeitas de Santa Catarina assinam acordo com o Programa Cidades Sustentáveis no dia 27 de maio

No próximo dia 27/5, sexta-feira, às 15h, a cidade de Florianópolis vai sediar o evento “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades de Santa Catarina”, que tem como objetivo fomentar a implementação em nível local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e apresentar estratégias, novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação dos ODS.

O evento é uma realização da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em parceria com o Movimento ODS Santa Catarina, o Programa Cidades Sustentáveis e a Frente Nacional de Prefeitos, no âmbito do projeto Rede Estratégia ODS.

 

Na ocasião também serão lançados o módulo e o Guia de Colaborações Acadêmicas — Parcerias entre municípios e instituições de Ensino Superior da Plataforma do Conhecimento para Cidades Sustentáveis. A Prefeita Renata Sene apresentará a sua experiência relacionada à implementação da Agenda 2030 e dos ODS, que tem sido referência nacional e internacional.

Além dos conteúdos e orientações apresentados no guia, o módulo de Colaborações Acadêmicas reunirá ferramentas e funcionalidades de apoio a gestores públicos na Plataforma Cidades Sustentáveis. Neste ambiente web, os usuários poderão localizar mais de 40 mil instituições de ensino superior brasileiras por meio de filtros, sistemas de busca e mapas de localização. Em seu Sistema de Informações Geográficas (SIG), a plataforma também disponibilizará a camada com todas as IES públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas sem fins lucrativos do país.
De modo geral, o guia e o módulo abordam as muitas possibilidades de atuação conjunta entre prefeituras, universidades e institutos acadêmicos. Também falam sobre os desafios e benefícios dessas parcerias, como e por que fomentá-las e os impactos positivos que podem produzir em nível local. Em termos práticos, apresentam a diversificação, abrangência e especialização das mais de 2,4 IES do Brasil, suas diferentes categorias administrativas, organização institucional e fontes de recursos orçamentários.

Os novos conteúdos lançados pelo PCS trazem ainda informações sobre os diferentes mecanismos para financiar as parcerias, bem como os principais instrumentos jurídico-administrativos que normatizam essa relação. O guia e o módulo apresentam também dez experiências concretas de parcerias entre IES e municípios brasileiros, em diferentes contextos e regiões do país.

 

Na ocasião, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) assinará um Acordo de Cooperação com Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Frente Nacional de Prefeitos, no âmbito do projeto Rede Estratégia ODS, e o Movimento ODS Santa Catarina, que prevê a realização de diversas ações para apoiar os municípios catarinenses na implementação da Agenda 2030 e dos ODS.

 

Prefeitos e Prefeitas da região serão convidados a aderirem ao Programa Cidades Sustentáveis, ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, e ao Movimento ODS/SC. Vale destacar que a carta compromisso do PCS já integra a adesão à EODS.

 

Ao registrar a adesão ao PCS, Prefeitos e Prefeitas terão acesso gratuito à Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, onde são disponibilizadas de forma gratuita diversas ferramentas e metodologias para apoiar a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram os módulos de Indicadores, Planejamento Urbano Integrado, Colaborações do Setor Privado e da Academia, Financiamento e Gestão Orçamentária e Participação Cidadã, entre outros.

 

O evento contará com as presenças do Prefeito de Orleans e Presidente da FECAM, Jorge Koch, da Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, da Prefeita de Francisco Morato/SP e Vice-Presidente de Parceria para a Agenda 2030 e dos ODS da Frente Nacional de Prefeitos e representante da Estratégia ODS, Renata Sene, do Coordenador geral do Movimento ODS/SC, Gilson Zimmerman, da Fernanda Acyoli, representando o LabCidade — Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade da USP, e representante do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

 

Serviço:

Data: 27 de maio de 2022

Horário: 15h30

Local: Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – Granfpolis – Rua Candido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis – SC

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana